quarta-feira, 1 de outubro de 2008

DETERMINAÇÃO

E aí, corredor ?!

Aí está uma palavra chave para quem quer se dedicar a qualquer esporte e mesmo a qualquer coisa na vida: determinação. Afinal, são muitas as possibilidades de que qualquer trabalho seja interrompido por conta de interferências, seja uma simples preguiça ou algo mais sério, como uma contusão.

A corrida como esporte exige demais isso da gente. Determinação para iniciar no esporte. Determinação para se manter nele. Determinação para superar cada etapa de superação, mantendo o "pique" em alta.

Não é um esporte fácil. A corrida é classificada como uma atividade física de alto impacto, o que pode ocasionar, naqueles atletas despreparados, uma série de problemas físicos, como dores nas articulações, por exemplo.

Mas a dificuldade maior está na manutenção de uma carga mínima de exercícios, que podem trazer melhoras substanciais e motivação para o atleta permanecer no esporte. A corrida é um esporte solitário. Muitos até optam por ela justamente por que não necessitam de outra pessoa para praticá-lo. Mas isso também pode tornar-se um problema, uma vez que não existe aquela pessoa que te obrigue a fazê-lo, o que pode nos deixar relapsos.

Aí vêm as provas, onde o atleta, mesmo que praticante, aproveita para se medir, comparar a sua evolução. Em todas as competições são milhares de atletas envolvidos. Então, ver sua classificação na corrida ficar lá embaixo pode desmotivar qualquer um e aí, adeus treinamento e adeus esporte.

Algumas dicas para continuar sempre motivado? Primeiro, tente fazer parte de uma equipe ou, pelo menos, tente conhecer mais corredores para praticar o treinamento. Gente não falta e são muitos os praticantes que devem optar pelos mesmos locais. Até mesmo no trabalho, na academia, na escola, enfim, em locais do seu convívio deve ter um corredor que precise também só de uma companhia para motivá-lo a praticar o esporte com mais assiduidade.

Depois, procure superar nas provas e treinamentos apenas os seus próprios limites, com consciência, é claro. Procure bater apenas as suas metas, não se preocupando em se comparar com os outros atletas. Afinal, cada um é cada um, tem seu ritmo, seu desenvolvimento, sua preparação, seu tipo físico, enfim, características próprias que podem torná-lo mais apto ou não para a prática esportiva. 

Nenhum comentário: