terça-feira, 6 de abril de 2010

MAIS DETALHES SOBRE OS TÊNIS

E aí, corredor?!

Este assunto já foi objeto de outros posts do E AÍ, CORREDOR, mas nunca é demais falar sobre o tema, a escolha do tênis ideal, já que esta é a principal "ferramenta de trabalho" da nossa prática esportiva.

Hoje em dia, quando temos a tecnologia a nosso favor, possibilitando a escolha exata de um calçado adequado à cada tipo de pisada, não podemos vacilar e sair por aí treinando para uma prova exaustivamente com um tênis qualquer. Mesmo com esta famigerada sobretaxa a que os melhores calçados estão sujeitos atualmente no Brasil, vale a pena gastar mais pra ter um calçado que, além de auxiliar na prática esportiva, ainda evita que tenhamos problemas com lesões.

A Revista O2 de janeiro/2010 publicou uma matéria interessante sobre o tênis, que explica o por que da necessidade de um calçado específico para o tipo de pisada necessário para quem vai fazer da corrida seu esporte.

Basicamente, existem dois tipos de tênis: um, mais voltado para a estabilidade, que também tem amortecimento, e que diminue o impacto do calcanhar e sua estrutura, minimizado o momento da pronação e estabilizando o pé após o contato com o solo. Este tipo de calçado é o ideal para os atletas que tem pisada pronada leve ou moderada.

Para os que têm pisada supinada e/ou neutra, o ideal é um tênis onde a preocupação principal é o amortecimento. No caso dos supinadores é essencial esta busca, uma vez que têm um pé mais rígido e, consequentemente, menos eficiente como amortecedor natural.

Além disso, na hora de escolher o tênis, já sabendo o seu tipo de pisada, os principais pontos a serem verificados são:
  • Quanto mais EVA ( Etil Vinil Acetato - material responsável pela absorção de impactos) na sola, maior absorção de impacto, bom para os supinados.
  • Quanto maior a rigidez do meio da sola, mais controle da pronação.
  • Quanto mais firme for a parte que suporta o calcanhar (contraforte), maior a estabilidade.
  • Corredores acima de 70kg, mesmo sendo pronador, deve dar preferência à absorção de impacto.
  • Quanto maior a rigidez do solo mais o atleta deve dar prioridade ao amortecimento.
  • Se o atleta treinar longas distâncias e diariamente também deve dar prioridade ao amortecimento.
Outro cuidado importante no uso do calçado é na hora de amarrar o cadarço. Se ficar muito apertado, acaba limitando o movimento de flexão dos pés, causando estresse desnecessário e podendo levar ao surgimento de lesões, como canelites por exemplo.

Mais um detalhe que não podemos esquecer: o tênis tem prazo de validade. Dependendo do tipo de solado e do uso, ele pode durar mais ou menos. Para os de sola mais baixa, 200 km; para os medianos, 350 a 500 km; para os mais altos, 800 km. E é interessante, para os que tem uma carga de treinos maior que 3 dias na semana ou que faça uso de longões para seu condicionamento, que o atleta tenha mais de um tênis, podendo assim revesar o uso na prática.

Boas passadas.

OBS.: Posts relacionados: A Escolha do Tênis Ideal (06 SET 2008); Tênis, o Fiel Companheiro (24 JAN 2009); Qual é seu Tipo de Pisada (27 JAN 2009)

Fonte: Revista O2, edição de JAN/2010.

Nenhum comentário: