sábado, 24 de janeiro de 2009

TÊNIS - O FIEL COMPANHEIRO

E aí, corredor ?!

Uma coisa que inquieta muitos de nós é a periodicidade com que devemos lavar os tênis. Tem gente que até se pergunta se devemos mesmo lavá-los, já que, dependendo, ele pode deformar ou desgastar a costura. 

Pois bem, segundo especialistas a higiene dos calçados é super importante pra quem quer manter os pés saudáveis. A periodicidade da lavagem deve ser de 15 a 30 dias já que o ambiente quente e úmido do calçado favorece a proliferação de fungos, levando ao risco de problemas de pele e unhas.

Os fabricantes recomendam lavar somente se for muito necessário, e com água fria e corrente, sabão neutro e uma escova com cerda macias, deixando para secar em um local protegido do sol, ou seja, à sombra e arejado. Máquinas de lavar ou de secar são proibidas por todos pois as mesmas podem deformar os tênis.

Confira um passo a passo para lavagem do tênis:
1) retire o cadarço e a palmilha;
2) em um tanque com água corrente passe o tênis na água;
3) raspe um pouco de um sabão neutro (de coco em barra, por exemplo) e esfregue delicadamente o tênis, ensaboando-o;
4) enxague e repita a operação;
5) faça o mesmo com a palmilha e o cadarço;
6) aperte o calçado com as mãos para retirar o excesso de água e coloque-o encostado em uma parede, com a parte dos dedos virada para o chão;
7) espere cerca de 10 minutos e repita a operação para a retirada do excesso de água.
Importante: Nunca deixe o tênis de molho.
Pode-se ainda pegar uma toalha de rosto que não se use mais e secar o tênis por dentro e por fora.  

Apesar da recomendação do fabricante, tem gente que não tem tempo nenhum para lavar o tênis a mão e não confia em lavanderias, recorrendo assim à máquina de lavar. É o caso do administrador Samir Remaili, que para evitar o desgaste inventou um dispositivo. Trata-se de uma bolsa confeccionada em poliéster resinado furado de alta resistência e revestida internamente com escovas devidamente fixadas em seu interior que ele apelidou de Lava Tênis. 

O Lava Tênis funciona pela agitação da água no interior da máquina, que faz com que suas paredes flexíveis se "amoldem" ao calçado, promovendo a fricção das escovas internas de maneira constante e uniforme. Testes mostraram que a durabilidade média do produto é de 300 lavagens. Para adquirir acesse o site www.lavatenis.com.br.

Mas existem ainda as lavanderias especializadas, segmento que vêm crescendo no país. As mais conhecidas e que têm lojas em várias cidades do Brasil são a Dryclean do Brasil e a 5àSec. O processo de limpeza se inicia com uma prélavagem com produtos apropriados para cada tipo de tecido, seguida de lavagem com água e secagem.

Fonte: Revista Contra o Relógio. 

Nenhum comentário: