quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

MEIA MARATONA DO RJ - MINHA META PARA 2009

E aí, corredor?!

Como todo bom atleta e corredor, tenho meus treinamentos sempre focados para algum objetivo, no caso a superação de algum desafio pessoal. Ano passado, no primeiro semestre, a meta era só conseguir completar os 10k em menos de 50 min., o que consegui ainda em maio e repeti no segundo semestre em novembro. Já o 2º semestre teve como meta correr as Volta da Pampulha em Belo Horizonte. Meta cumprida e com grande facilidade e alegria. Corri os 18k em 1h33 leve e com sobra.

Para 2009, a meta principal é correr os 21k de uma Meia Maratona. E não vai ser qualquer meia não. Meu foco será a do Rio de Janeiro, em outubro, quando pretendo estar pronto para percorrer o lindo percurso na orla carioca ou, quem sabe, em junho, fazendo os 21k da Maratona do Rio.

A estréia vai ser, na verdade, em Brasília mesmo. Dia 05 de abril temos a Maratona Internacional da Caixa na cidade, quando pretendo já estar fazendo o primeiro teste. Mas a grande prova realmente é a Meia do Rio.

A meia maratona é uma corrida diferente. Não é tão curta como uma 10k nem tão longa como a clássica maratona (42k). Daí a grande questão para muitos corredores, principalmente aqueles competitivos: como dosar o ritmo numa prova assim?  

Correr mais acelerado ou deixar pra embalar depois dos 10 quilômetros ? Ou antes disso ? Ou depois ? Dúvidas que tornam a meia maratona uma das provas mais fascinantes para qualquer corredor que goste deste esporte.

Correr os 21k não requer uma treinamento especial como a maratona. Mesmo com uma vida agitada e sem muito tempo é possível encontrar o equilíbrio necessário entre a distância e a velocidade para completar bem a prova.

Um dos trabalhos mais importantes no treinamento para uma meia maratona é o que poderia ser chamado de treinamento psicológico. O corredor deve estar pronto para encarar todas as diversidades durante o treinamento e assim já estará se preparando mentalmente pra uma boa prova. Treinador e atleta devem discutir atividades de motivação para que o atleta não perca a vontade de seguir com o treinamento. 

O atleta deve saber sobre os eu real condicionamento para a prova, pois qualquer meta exagerada pode comprometer toda a motivação e atrapalhar o rendimento nos treinos e no dia da prova. 

Sendo assim, e apesar do início de ano não ser o mais propício para estabelecer metas como essa, não só pelo período de festas, as férias e a falta de corridas para competir, meu objetivo permanece o mesmo: pelo menos duas meias maratonas (Brasília e Rio) estarei correndo este ano.

Vamos nessa ?!

Nenhum comentário: