quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

ALIMENTAÇÃO - DICAS INTERESSANTES

E aí, corredor ?!

A revista Contra o Relógio, na sua edição de janeiro, trouxe uma matéria interessante com dicas sobre alimentação para nós, corredores. Mitos que existem e outras coisas mais foram desvendados por especialistas. Dicas que ajudam muito não só nós atletas amadores mas qualquer pessoa que queira viver com mais saúde. Veja algumas delas:

Quantidade de refeições diárias: a quantidade é variável já que o consumo calórico não é igual para todos. Uma mulher sedentária, por exemplo, precisa de 1.200 kcal/dia. Uma atleta pode necessitar de 5.000 kcal/dia ou mais. O ideal é alimentarmo-nos de 3 em 3 horas, para manter o metabolismo acelerado, os níveis de energia altos e os estoque de glicogênio muscular cheios paras as corridas e treinamentos.

Comida antes da corrida: não dá para correr após comer uma feijoada ou um churrasco, mas também não dá para sair de casa faminto. Corrida logo após uma refeição pode causar desconfortos gástricos, porém correr em jejum fará o exercício render menos pois os níveis de energia vão estar baixos. Tente se alimentar de forma leve 1 a 2 horas antes da sua corrida, principalmente se ela for longa. 

Comida após a corrida: O consumo de carboidratos até 30 minutos após a corrida pode diminuir dores e evitar futuras lesões. É importante não ignorar também as proteínas. Opções interessantes seriam um sanduíche com queijo, uma macarronada com carne, leite com cereal ou vitamina de fruta.

Cuidado com os exageros: Existe um mito entre os corredores de que a atividade física manterá sua saúde, mesmo consumindo muitos alimentos processados, do tipo fast food, ricos em açúcares, ou exagerando em bebidas alcoólicas. A corrida, é claro, não compensa a falta de nutrientes que pode acontecer em uma dieta deste tipo. Comer uma pizza, beber um pouco demais ou se empaturrar de chocolate e sorvete uma vez ou outra não causa grandes danos, mas fazer disso uma regra pode ser muito prejudicial.  

Nenhum comentário: