sábado, 6 de setembro de 2008

A ESCOLHA DO TÊNIS IDEAL

E aí, corredor ?!

Um dos primeiros pensamentos que vem a cabeça de quem coloca a corrida como um esporte regular é a sua acessibilidade, já que trata-se de um esporte de baixo custo e cuja prática não requer obrigatoriamente a presença de outra pessoa, sendo que o atleta depende apenas de sua  força de vontade.

Mas a decisão de tornar o esporte uma prática regular não é tão simples assim. Na verdade, o único acessório necessário para a corrida requer cuidados. Isso mesmo, escolher o tênis não é tão fácil, já que uma escolha certa pode evitar muitos problemas futuros de lesões, já que não podemos esquecer que a corrida é um esporte de alto impacto.

A escolha do tênis esbarra em fatores diversos que vão desde o reconhecimento do seu tipo de pisada até, por que não, a beleza do calçado, para os mais vaidosos ou antenados com a moda. Existem até calçados que entre seus atrativos está a possibilidade de se incluir um acessório que possibilita o acompanhamento do desenvolvimento do atleta, como o Nike Sport Band por exemplo.

O primeiro passo para a escolha mais acertada de um tênis e fazer uma avaliação física, onde são analisadas o tipo de pisada do corredor, as características do pé e como funciona o corpo na corrida.

Feita a avaliação, temos já um direcionamento a seguir. Na escolha do tênis ideal para a sua pisada entre tantos existentes, já que são vários os modelos oferecidos, observe a qualidade do material. Existem borrachas de amortecimento que demoram mais para voltar ao normal depois de uma corrida, o que vai exigir mais tempo de descanso para o tênis entre uma prática e outra (especialistas recomendam um descanso de 48h entre um treino/prova e outro para utilização do tênis).

Além da borracha de amortecimento outro fator importante do calçado é o conforto. Um pequeno incômodo nos pés pode tornar insuportável o treino ou a prova. Por isso, antes de escolher pela beleza, escolha o conforto.

Veja também a estabilidade que o calçado proporciona. Para tanto, aconselham os especialistas, verifique no solado, na parte que corresponde à curva do pé onde toda a carga das passadas fica concentrada, se existe um material resistente. Não utilize também calçados com sola muito fina para evitar para não sentir muito as irregularidades no solo.

Outro detalhe: esqueça aquela sua paixão pelo tênis velho. Para praticar corrida é fundamental trocar o calçado periodicamente. Especialistas recomendam que o corredor não pode deixar passar de 700 km de uso. Depois de desgastado, o tênis perde toda a função de amortecimento e estabilidade, o que pode causar lesão na sobrecarga como fraturas por estresse. 

Seguidos os passos é amarrar o "pisante" novo e sair para a rua. 

Nenhum comentário: