domingo, 26 de setembro de 2010

CORRIDA SEM COMPROMISSO - CORRENDO COM A ALINE

E aí, corredor?!

Ontem, dia 25/09/2010, foi dia de correr do Parque de Águas Claras, local onde pratiquei minhas passadas por mais de 3 anos e que, com a minha mudança de endereço, ficou mais distante para mim. E isso aconteceu graças ao convite da minha amiga da Equipe X, a Aline.

Aline é uma das novas aquisições da Equipe. Entrou este ano e mostrou grande vontade de superar desafios. Já correu um Volta do Lago, entre outras provas. Mas este ano ela vai tentar vencer o desafio dos 18 km da Volta da Pampulha, e para isso pediu minha ajuda e me convidou para correr com ela, e ao mesmo tempo orientá-la, nos quase 4,4 km do Parque de Águas Claras.

Como já estou há 4 anos neste mundo das corridas e há mais de 2 aprendendo com a Equipe X por que não conciliar o útil ao agradável, já que este final de semana não me inscrevi em nenhuma corrida oficial e seria ótimo voltar a correr no difícil percurso do parque, ainda mais ao lado de uma companhia tão agradável como Aline. E por que não ajudar, já que tantas pessoas já me deram esta força na Equipe X?

O Parque de Águas Claras caracteriza-se por ter uma grande área arborizada e uma boa parte de pistas asfaltada que ajuda na nossa prática, além da gente poder inventar uma boa variedade de percursos. O circuito é composto de excelentes subidas e também boas descidas, com poucos terrenos planos, o que ajuda no bom condicionamento.

Corremos um percurso tradicional, dando duas voltas, o que totalizou quase 9k de corrida. Saímos do marco zero, que fica próximo às quadras de esportes e bebedouros e seguimos sentido entrada principal do parque, fazendo a volta na pista interna existente. Começamos com pequenas subidas para logo depois cairmos numa grande e elevada subida, que termina com a volta para o marco zero em uma boa descida e um circuito mais tranquilo. 

A secura do ambiente, Brasília está batendo recordes e mais recordes de baixa umidade relativa do ar, o que não ajuda em nada a gente que corre, fez com que a gente corresse com um certo desconforto. Mas conseguimos dar as duas voltas em 57 minutos, correndo o mais tranquilamente possível.

Aline inclusive acabou me surpreendendo e pude ver que ela corre bem. Não precisei diminuir muito o meu ritmo para acompanhá-la e pude fazer um bom treinamento também. Fizemos excelente médias, com pacer máximo de  4,27min, e médio de pouco menos de 6min o km. Um bom ritmo, considerando que existem as intermináveis e já comentadas subidas.

No final fizemos um bom treino que com certeza contribuiu muito para nosso desenvolvimento, sendo um bom teste para a Volta da Pampulha. 

Boas passadas.

2 comentários:

Aline disse...

Olha o nosso treino virando artigo!!!!
Muito legal!!!!! Deu até vontade de correr agora...rs..
Muito obrigada pelas dicas e, principalmente, pela cia!!!
Bjokas!

Unknown disse...

Dá-lhe Aline, corredora peso pesado.
Correr ao seu lado foi mais do que uma grata surpresa. Saber da sua condição física e de quanto vc corre bem e fácil foi muito legal. A Volta da Pampulha vai ser um passeio pra vc.