quarta-feira, 29 de setembro de 2010

QUANDO A CORRIDA VIRA SUPERAÇÃO

E aí, corredor?!

Correr para a grande maioria de nós atletas é sinônimo de saúde. Dar nossas passadas, que em um certo ponto de nossa vida de atleta chega a ser até difícil por conta do desânimo ou da preguiça mesmo, é algo que se torna até corriqueiro para nós, que temos totais capacidades físicas de praticar o esporte.

Imagine quando ficamos sabendo de casos de corredores que, através do esporte, conseguiram recuperar até a alegria de viver. As revistas especializadas estão recheadas de casos assim. Nas últimas olimpíadas, o sul-africano Oscar Pistorius, que tentou correr com os atletas sem problemas físicos. Pistorius corre com duas protéses especiais, feitas de fibras de carbono, que substituem as duas pernas amputadas.

E nem precisamos ir tão longe. São inúmeras as corridas em Brasília e no Brasil afora em que nos deparamos com aqueles corredores com necessidades especiais, sejam cadeirantes ou com dificuldades motoras. E estes guerreiros fazem tudo o que nós fazemos, ou seja, correm a mesma distância apenas com a força dos braços, no caso dos cadeirantes, ou superando suas dificuldades físicas.

Minha primeira corrida oficial, que marcou para mim minha estréia como corredor, a prova de Duque de Caxias, já teve este sabor especial, quando vi atletas que aparentemente não teriam nenhuma condição de praticar qualquer atividade esportiva ou mesmo fazer qualquer coisa na vida correndo com a mesma felicidade que a gente. Na verdade, com até mais felicidade, tenho certeza.

Nesta corrida, um atleta em especial me chamou a atenção. Um jovem com dificuldades motoras que tornavam suas passadas difíceis. Ele não conseguia movimentar direito nem as pernas, nem os braços. E mesmo assim ele superou com bravura os 10k da prova.

E não é que me deparei com este mesmo atleta este ano, na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em agosto passado. Ele completou os 21 km da prova na frente de muita gente. E emocionou a platéia que aplaudia com entusiasmo o seu feito.

Pois bem. São em atletas assim que eu me espelho para manter a vontade de correr. Não importa a adversidade que enfrentam, eles estão lá, superando seus limites. E com certeza as dificuldades para eles são bem maiores de se manterem motivados para praticar o esporte. E foi também por isso que me apaixonei pela corrida, por ser um esporte que dá espaço para todos os que desejarem superar suas metas com consciência e determinação.

Vamos correr, galera. Não importa o nosso problema, seja ele físico, financeiro, de tempo é necessário praticar um esporte e se for a corrida a escolhida tanto melhor já que a sua prática não exige tanto.

Boas passadas.

Nenhum comentário: