domingo, 28 de abril de 2013

CORRIDA DAS TORCIDAS - TREINO PARA A MARATONA


Largada da Corridas das Torcidas em frente ao Estádio Nacional
E aí, Corredor?!

Hoje, 28 de abril, aconteceu a Corrida das Torcidas, que a cada ano vem se firmando no cenário de corridas de rua de Brasília trazendo cada vez mais interessados. A largada foi em frente ao Estádio Nacional, antigo Mané Garrincha que está em reforma para a Copa do Mundo e Copa das Confederações.

A prova reuniu cerca de 2 mil atletas e eu, pelo terceiro ano consecutivo, corro. Nas duas últimas edições, confesso, na pipoca, já que acabo me esquecendo de fazer a inscrição. Gosto de fazer a corrida pelo percurso, que usa o Eixo Monumental e o Setor Militar Urbano, onde a gente pouco corre na cidade. 

Mas meu principal objetivo era seguir a planilha de treinamento da Maratona do Rio, que previa 1h10 de corrida. E aí, combinamos, nós maratonistas da Equipe X e assim como fizemos no domingo passado, na Maratona Brasília de Revezamento, de correr no percurso da prova pela segurança que ele nos proporcionava. E lá estávamos nós, eu (Caique), Thaís e Rafael, para seguir o treino à risca.

Não foi simples. Isso por que, correr 1h10 geralmente dá mais que a distância de 10k, que utilizamos na prova. Por isso tivemos que rodar e rodar e rodar até conseguir completar o tempo previsto. E acha criatividade (rss).

A prova - A Corrida das Torcidas reúne os apaixonados por futebol para praticar a corrida de rua. Em percursos de 5 e 10 km, cerca de 2 mil corredores deram suas passadas pelo Eixo Monumental na gostosa manhã de domingo. A prova teve início pontualmente às 8h, com largada em frente ao Estádio Nacional, a arena multiuso que esta sendo reformada para as Copas das Confederações e do Mundo.

No início, uma grande subida no Eixo Monumental
A prova atrai muita gente que ainda está começando a correr e isso dificulta um pouco durante o percurso, já que apenas uma das 6 faixas do Eixo Monumental fica reservada para os corredores, visto que outra vira uma ciclovia aos domingos e as outra quatro é para o trânsito. Daí que existem muitos pontos de estrangulamento pelo percurso, visto que muito corredores mais lentos resolvem sair na frente e logo andam, bem no início do percurso. Mas, enfim, a corrida é para todos e eu como pipoca não posso reclamar.

A cada 2,5 km tínhamos postos de hidratação, com bastante gente distribuindo os copinhos de água. Como não eram tantos corredore assim era tranquilo pegar o copinho.

Percurso - A largada da prova começa no estacionamento entre o Estádio Nacional e o Ginásio Nilson Nelson, em uma pista de paralepípedos, o que dificulta um pouco correr pela irregularidade do terreno. Mas, depois dos primeiros 600m assim, logo chegamos ao asfalto, j´å no Eixo Monumental. 

Aí encaramos uma boa subida, que para quem fez os 10k é ainda maior. Cerca de 2 km de intensa e divertida "piranbeira" do estacionamento até o Memorial JK, monumento construído em homenagem ao fundandor de Brasília e onde estão enterrados seus restos mortais e o de sua esposa.

Depois, descida até a entrada da pista do QG do Exército, onde pegamos um retão plano com uns 3k de distância. Acho que é o lugar mais plano que a gente tem oportunidade de correr em Brasília. Daí pegamos a via de acesso ao Setor de Garagens/Detran/Palácio do Buriti, subida também, e depois a pista que margeia o autódromo de Brasília até voltarmos ao Eixo Monumental, descendo rumo à chegada.

Minha corrida - Bom, primeiro, como mencionei, meu principal objetivo era correr 1h10 no ritmo que quero fazer da Maratona (tempo run). Mas a prova serviu para testar a técnica explicada pelo professor e amigo Nirley no treino de areia que fizemos no dia anterior, ensinada em função do meu problema com o esporão calcâneo. Tinha que correr com a ponta dos pés para não forçar tanto o calcanhar, mesmo estando com um tênis com mais amortecimento no calcanhar.

Daí fiz um início de prova bem lento, acima do tempo run, num ritmo de 6:20min/km no primeiro km, tudo para me acostumar com a nova passada. Depois, ela foi ficando natural a medida que ia correndo e consegui fazer o percurso todo, 1h10, do jeito que Nirley me ensinou.

1h10 de corrida e pouco mais de 13k com pace médio de 5:56/km
Primeiro fiz o percurso oficial, que terminei em 49min. Depois saí rodando, procurar onde correr até completar a 1h10 correndo. Daí peguei novamente o Eixo Monumental e desci por ele até a Torre de TV para depois subir até o Palácio do Buriti e novamente descer, passando de novo pelo local da chegada. Não foi nada fácil completar o tempo previsto por que, correndo assim, rodando e rodando, parece que ele (o tempo) não passava. No final, 1h10 e pouco mais de 13km rodados.

Antes de começar a correr fiz um pequeno aquecimento para não comprometer o tornozelo e parece que isso, associado à mudança da passada, ajudou. Não senti dor e pude correr bem a partir do segundo km, terminando muito feliz o treino. E no final, alongamento reforçado na região do calcâneo, sem esquecer o habitual que eu já fazia e uma foto com Thaís e Rafael, companheiros de treino de domingo.

Rafael, Thaís e eu (de Flamengo) na foto após o término do treino

Acho que a Maratona está realmente confirmada, bastando me condicionar novamente como fiz ano passado. Claro que este ano terei que enfrentar o receio de não conseguir terminar a prova por causa do esporão, mas acredito que farei bem, talvez não em 3h41, mas completando, com certeza.


E vamos que vamos, rumo a Maratona!


Boas passadas.

Um comentário:

ivana. disse...

É isso aí, muito sucesso pra ti !