sexta-feira, 1 de agosto de 2008

PARA SABER

E aí, corredor ?!

Ingerir doses extras de vitamina C mantém o organismo livre de resfriado? 

Esta é uma pergunta que sempre gera dúvidas. Bem, segundo pesquisa inglesa, a ingestão diária de 2.000 mg de vitamina C ( lembrando que a ingestão diária recomendada é de 1.000 mg) por dia não influencia na predisposição que uma pessoa sedentária apresenta de ficar resfriada, mas entre os esportistas verificou-se um índice menor de casos da doença.

Outro estudo interessante é o que mostra que a corrida torna as pessoas mais fortes e resistentes a doenças e infecções. O segredo para isso está em regular a prática com carga adequada de exercícios.

Segundo o estudo, corredores que têm um carga equilibrada de exercícios tendem a ficar menos suscetíveis a doenças, mesmo correndo em dias frios ou chuvosos. Ao contrário daqueles que exigem demais do corpo, quando acontecem reduções nas taxas de células de imunidade.

Ao corrida, quando praticada de maneira regular, equilibrada e evolutiva ativa o metabolismo do corpo, estimulando a defesa do organismo contra algumas síndromes. Com 30 minutos de corrida já ocorre uma renovação nos tecidos e proteção dos vasos sanguíneos.

Mas nada de sujeitar o corpo a doses pesadas. A sobrecarga tem efeito contrário, além de propiciar o maior aparecimento de lesões. 

Na verdade, vale a velha regra, que deve ser sempre buscada por todos: "Todo o excesso faz mal". Ficar parado não adianta, agora exigir demais do seu corpo também pode ser bastante prejudicial.

Lembrando sempre: o acompanhamento médico regular é fundamental.

Fontes: Revista SportLife e Revista O2

Nenhum comentário: