quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CORRER NÃO É MAIS SINÔNIMO DE PROBLEMAS NAS ARTICULAÇÕES

E aí, corredor?!

Um estudo interessante foi divulgado pelo Jornal O Globo na edição do dia 15 de agosto. O mito de que correr provoca lesões, principalmente no joelho, começa a cair.

Uma série de estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Stanford mostrou resultados que contrariam esta tese. Na verdade, a prática regular e sem excessos ajuda a proteger o joelho, fazendo com que ele "se acostumasse" aos movimentos da corrida.

Os cientistas acompanharam por 2 anos grupos de corredores de longa distância, nem todos maratonistas, e de não corredores. O estudo começou em 1984 quando os participantes tinham entre 50 e 60 anos de idade. Na ocasião, 6,7% dos corredores apresentavam algum sinal de artrite no joelho. Ninguém do grupo de controle tinha sinais de lesões. 

Para a surpresa dos cientistas, passados 20 anos o grupo de não corredores mostrou incidência maior de alterações associadas à artrite: 10% deles sofriam de artrite severa no joelho contra 2% do grupo de corredores.

O joelho é a articulação do corpo humano que, comprovadamente, mais trabalha próximo aos seus limites fisiológicos. Com isso, não é só a prática esportiva que gera lesões, mas também atividades repetitivas da vida diária, como subir e descer escadas, andar, agachar-se. 

Daí que, assim como a musculação, a corrida proporciona uma espécie de proteção ao joelho, caso seja praticada dentro dos limites físicos e com orientação. 

Enquanto isso, no Mundial de Atletismo de Berlim, nosso Jadel Gregório decepcionou mais uma vez. Assim como nas Olimpíadas de Pequim, na China, ano passado, quando era um dos principais favoritos ao ouro, no mundial Jadel fez ainda pior e ficou apenas com a 8ª colocação no salto triplo, vencido pelo britânico Phillips Idowu com 17,73m. Apesar do resultado, Jadel disse que chegar na final já teria sido uma vitória, já que não estava em condições físicas ideais para brigar por uma medalha. 

E, assim como comentei nas Olimpíadas de Pequim, como seria bom se todos os atletas brasileiros tivessem o espírito guerreiro de Cesar Cielo, que mesmo podendo nem conseguir, luta com bravura e se mostra confiante até o final. Não é a toa que já se tornou um dos principais nomes da natação mundial. 

Boas passadas.

Nenhum comentário: