domingo, 20 de setembro de 2009

AGORA SÓ FALTA UMA PROVA PARA COMPLETAR A MANDALA

E aí, corredor?!

A 3ª prova do Circuito das Estações Adidas em Brasília, etapa da primavera, terminou agora à pouco, e lá estava eu, na busca de mas uma das medalhas que completam a desejada mandala do circuito, que é formada pelas medalhas de cada prova.

Foi mais uma prova particularmente diferenciada. Isso por que corri os 10 km depois de um sábado recheado de atividades sociais. Depois de um sensacional festival de camarão ainda fui prestigiar o casamento de uma amiga especial, uma das pessoas incríveis que conheci em 2009, minha amiga, corredora da Equipe X, Giovana. Um evento que não poderia de maneira alguma faltar.

Enfim, meu sábado terminou às 2h/2h30 da manhã e meu domingo começou às 7h na corrida. Nada que me tirasse do sério por que, afinal de contas, procuro treinar para poder aguentar esse "tranco" de poder festejar com os amigos em um dia anterior e , no seguinte, dar minhas passadas sem preocupação. Esse para mim é um dos prazeres deste esporte, a corrida.

Então, meu objetivo, como disse um dos meus amigos da Equipe, era o de testar o meu corpo e poder correr. E não vou negar que completar a mandala é, este ano para mim, essencial. Um dos objetivos do ano, já que o principal já conquistei que poder correr a Meia Maratona Internacional do Rio.

Brasília hoje (20/09/2009) estava com um clima quente e abafado já nas primeiras horas da manhã. A corrida, que começou às 9h, não foi fácil já que clima seco e altitude quase 1.000 metros acima do nível do mar ganharam estes ingredientes especiais. E para completar, em um dos trechos mais complicados, a pista até o Palácio do Jaburu, residência oficial do Vice-Presidente do país, estava tendo uma obra de recapeamento e o cheiro do asfalto sendo colocado incomodou bastante.

Desci os primeiros 5k em ritmo moderado, já que a volta, como vocês sabem, é feita de subida constante. Completei em pouco mais de 24min a primeira metade e fechei a prova em honrosos 47min30. Não foi o meu melhor tempo geral nos 10k (46min14) nem em se tratando de Circuito das Estações, já que completei a última etapa em 47 cravados. Mas considero que o tempo foi ótimo em razão do dia anterior e pelas particularidades enfrentadas na prova.

A organização da prova, feita desta vez pela Vetor, pecou nos pontos de água. Nas duas últimas etapas tínhamos pontos de água em frente ao Palácio do Planalto, na subida do viaduto que vai para o o Palácio do Jaburu, e nos dois casos tanto na ida como na volta) e no final dos 5k. Nesta etapa, apesar da sinalização no mapa do percurso, não foi colocado ponto de água no fim dos 5k, o que foi motivo de reclamação que ouvi de alguns amigos.

A camisa continuou apresentando o material excelente das outras edições, mas a cor foi reprovada, principalmente pelas mulheres. Um verde estranho, meio ocre que em nada lembrava a estação sugeria, primavera.

E o isotônico da Gatorade oferecido no final da prova em copinhos, fato que já ocorre em outras provas pelo Brasil, convenhamos, não é muito legal não. Depois de terminarmos os 10k ainda tínhamos que enfrentar uma fila para pegar um pequeno copinho com o isotônico. Pelo preço que pagamos para participar, nada mais normal que uma garrafa, como acontece em outras provas de Brasília. Copinho, nada a ver.

Mas a prova continuou, no geral, excelente. Muita gente reunida, meus amigos correndo junto, a festa do final, uma boa área de staff. Afora os detalhes já citados, tudo muito bom.

No mais, 1ok completos e mais uma medalha para formar a tão desejada mandala. Agora só falta uma.

Ah! E agora confirmado pela organização da corrida: a etapa de verão será mesmo no dia 29 de novembro e não 13 de dezembro como orientado anteriormente.

Boas passadas.

Nenhum comentário: