segunda-feira, 28 de setembro de 2009

SUPER 40 BRASÍLIA 2009

E aí, corredor?!

Ontem foi dia de mais uma excelente prova. Foi realizada a Super 40 Brasília, edição de 2009, a corrida de revezamento mais democrática e mais bem organizada, além de ser a maior do país já que percorre várias capitais.

Ontem participei de um, digamos, selecionado da Equipe X. Na verdade, nossa Equipe tem muitos corredores selecionáveis, que correm muito. Mas, pelas características e tempos em corridas dos integrantes da equipe de ontem, posso dizer que corri com muitos "feras" da Equipe X. Entre eles, por exemplo, nosso professor, o nosso mais rápido corredor.

Mas a Equipe X ainda contou com outras duas equipes, também de atletas excelentes, e uma só de mulheres, que correram como nunca no calorento domingo.

Pois é. O domingo foi de sol quente e tempo seco na Esplanada dos Ministérios, palco da corrida. Na Super 40 não existe equipes solo, com apenas um corredor. No mínimo é necessário que o atleta corra em dupla e revezando cada trecho, até completar os 40k. Também podem ser formadas equipes como 4, 6, 8 e até 10 integrantes. O fato de poderem ser formadas equipes com 10 pessoas, com cada atleta fazendo um trecho de 4k, torna a corrida ideal para muitos terem nela seu primeiro contato com a corrida ou com uma prova de rua. Por isso ser a Super 40 a mais democrática de todas as corridas.

Minha previsão era correr apenas em uma Equipe, e era quem abria a prova, ou seja, 7h da manhã já estava no local da prova pegando os chips para distribuir para os corredores e me preparando para largar, o que aconteceria às 8h. Com a preocupação de me comunicar com todos os integrantes e organizar a equipe, acabei não aquecendo e larguei um pouco frio. E, o melhor foi que, depois da minha volta, recebi o convite de Nati para participar de sua equipe, a Taboquinha, por que faltou um integrante, o que me deixou muito orgulhoso.

Na minha volta, minha preocupação era de fazer o melhor tempo possível, já que estava em uma equipe de "feras", como citei. Me imbui dessa responsabilidade e, ao contrário de outras provas, acabei forçando mais e corri no limite o tempo todos. Fiz um tempo, para os meus padrões, excelente, passando em 17min20 na chegada, entregando a munhequeira de revezamento para Diva, nossa segunda participante. O percurso começava, como nos anos anteriores, com uma descida, depois um trecho plano para subirmos forte até o 1,5k. Mais um trecho plano, como uma curva fechada no final e depois mais uma pequena subida, para depois começarmos a volta, descendo para depois pegar novamente um pequeno trecho plano e depois subirmos quase até o final, terminando com uma pequena descida até o pórtico de chegada e para a entrega da munhequeira.

Depois corri pela equipe da Nati, a Taboquinha, convidado por ela, o que para mim foi uma honra, já que Nati não convida qualquer pessoa para participar de suas equipes. Na volta que fiz pela Taboquinha procurei cadenciar mais as passadas, sem deixar de forçar, e completei em 18min34, correndo tranquilo. Achei excelente a segunda volta, por que corri da foram que mais gosto, sem tanto desgaste.

Os resultados ainda não foram divulgados, mas nossa Equipe X terminou a prova em pouco mais de 3h de prova, um resultado excelente. Fizemos, todos, tempos abaixo dos 20min o que foi motivo de alegria de todos. E o melhor foi poder confraternizar a nossa alegria e a alegria de toda a Equipe X, em suas outras equipes. Muitas fotos, muito papo, muita alegria. Mais um domingo excelente de corrida. Ótimo ter corrido pela Equipe X e Taboquinha.

Correr cada vez mais se mostra para mim um excelente esporte.

Boas passadas.

Nenhum comentário: