segunda-feira, 14 de setembro de 2009

DEAN KARNAZES - 50 MARATONAS EM 50 DIAS

E aí, corredor?!

Dean Karnazes, ultramaratonista americano, desafia qualquer recomendação dos especialistas quando de trata de praticar corrida. Segundo os médicos, para ser saudável é preciso seguir uma dieta equilibrada e fazer exercícios regularmente, mas sem exageros para não se machucar. Atletas de ponta, por exemplo, costumeiramente extrapolam seus limites e estouram um joelho aqui, quebram uma clavícula ali.

Karnazes não liga para o que os médicos dizem. Entre suas proezas, que faz parte inclusive de um livro que ele escreveu, está correr uma sequência de 50 maratonas (de mais de 42 km cada uma) em 50 dias consecutivos, em 50 cidades dos EUA. A regra diz que maratonistas precisam de alguns dias para se recuperar de uma prova antes de voltar aos treinos, mas o superatleta não apenas desrespeitou essa regra mas foi além. Ele dormiu 50 noites em poltronas de ônibus nas viagens entre uma cidade e outra, por que "não havia escolha".

O senso comum diz que o atleta não é um ser humano normal. Em sua rotina, ele dorme cerca de 4 horas para que suas atividades possam caber no dia. Acorda entre 3h30 e 4h da madrugada e corre uma maratona pelas ruas de São Francisco/EUA onde mora. Volta para casa depois do nascer do sol e prepara o café da manhã para a mulher e os dois filhos e no fim da tarde faz uma "corridinha" de 10k.

A energia para tudo isso poderia vir da sua alimentação diferenciada, como fazem a maioria dos atletas. O nadador olímpico Michael Phelps, por exemplo, precisa de 12 mil calorias para sustentar sua rotina de treinos. Uma pessoa normal necessita comer entre 2.000 a 2.500 calorias para suprir suas necessidade diárias e não engordar. Já Karnazes come apenas alimentos orgânicos e integrais no dia a dia. Mas durante as corridas de longuíssima duração ataca qualquer alimento hipercalórico que consegue para abastecer o corpo, como pizzas e chocolates.

Karnazes, no entanto, diz apenas que faz o que mais gosta de fazer que é correr até o seu limite e não se acha, por isso, um super-herói e muito menos um milagre.

O corredor veio ao Brasil, onde participou de uma corrida de um dia inteiro com atletas brasileiros e convidados em ruas e parques de quase meia cidade de São Paulo. O percurso de 130 km quase não é um desafio perto perto das provas que ele já venceu, como a Ultramaratona de Badwater, de 217 quilômetros, a uma temperatura de 50 graus, ou os 563 km que ele correu durante 3 dias e 3 noites sem descanso.

Karnazes completou 46 anos no dia 23 de agosto. Segundo ele próprio, seu joelhos continuam tão intactos quantos os de um adolescente. Ele tem apenas 3% e gordura corporal (atletas de elite costuma ter entre 6% e 8%) e os exames mostram um nível de colesterol abaixo de 100 (menos de 200 é considerado ótimo).

Dean Karnazes: um super corredor fora de todos os padrões.

Boas passadas.

Nenhum comentário: