quarta-feira, 9 de setembro de 2009

MEIA MARATONA INTERNACIONAL DO RIO DE JANEIRO - MINHA HISTÓRIA

E aí, corredor?!

Domingo passado, dia 6 de setembro, realizei o meu primeiro sonho em termos de corridas desejadas: corri os pouco mais de 21 km da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

Planejava estar nela desde o ano passado, principalmente depois que consegui completar com tranquilidade os 18k da Volta da Pampulha em Belo Horizonte/MG. Esta foi minha primeira prova em que a distância percorrida foi maior que 10 km. E depois dela percebi que poderia enfrentar os 21k da Meia do Rio.

E me preparei para isso. Durante o ano de 2009, toda a minha preparação foi voltada para correr esta prova. Não existiria lesão, outra prova, evento, doença, nada que pudesse me tirar da Meia do Rio. Apareceram outras provas interessantes, mas nada que mudasse o meu foco. Queria correr os 21k, mas sem me "esgoelar" e, ao mesmo tempo, podendo apreciar o visual especial que a cidade nos proporciona.

Fiz um teste em abril. Em Brasília mesmo enfrentei os 21 km da Meia Maratona Internacional Caixa de Brasília. Tinha acabado de chegar de férias e, por isso, meu condicionamento não estava ideal. Mas não temos muitas provas de Meia Maratona na cidade e, por isso, essa era a oportunidade que eu esperava. E assim, mesmo com pouco preparo, corri a prova com dois objetivos: experimentar uma prova de longa distância e já me planejar para a Meia do Rio.

Foram sacrificantes 21k. Corri com certa facilidade até o km 18, mas depois, já no final, a perna mostrou-se cansada e as dores musculares de cansaço começaram a incomodar. Cheguei ao final graças ao apoio de uma amigo, que terminou comigo a prova. Mas, mesmo assim, a minha vontade de ir ao Rio não diminuíra. Sabia apenas que deveria me condicionar melhor.

Corri outras provas interessantes, todas com foco no Rio. Volta do Lago Caixa, correndo, intervalado, mais de 16k, outras várias provas de 10k, uma de 5k e fiz um longão de 18k com a galera corredora da Equipe X, da qual faço parte.

Então, chegou o grande dia. Depois de completar 3 anos como corredor, lá estava eu no Rio de Janeiro para realizar meu sonho. Mais de 17 mil corredores estavam presentes na prova. Até São Pedro ajudou, nos presenteado com um dia típico de corredor, ou seja, nublado, sem chuva nem sol forte. Estava tudo propício para uma grande prova.

E o melhor é que, apesar de tanta gente na largada, consegui, mesmo sem programação, encontrar amigos da Equipe X que foram correr também. Amigos queridos que, pelo menos até o Leblon, onde desfrutar da companhia até eles se desgarrarem e cada um partir para o seu ritmo próprio. Mas nos encontramos no final, no stand da Caixa preparado para os seus mais de 280 corredores.

A corrida mostrou ser tudo aquilo que eu esperava e até superou minhas expectativas. Entrega dos kits muito organizada, apesar da multidão presente no dia em que fui pegar. Camiseta linda e de muito bom gosto, assim como a medalha. Água em vários pontos do percurso, mesmo com o clima estando ameno. Bebida isotônica no meio do percurso e na chegada. A população da cidade apoiando em todo o percurso. Ou seja, tudo de bom.

Ao final, completei o percurso em 1h54, um tempo menor que a única meia que havia corrida, a de Brasília, que fiz em 1h57. Muito aquém do que poderia fazer, mas consegui fazer a prova em menos de 2h, meu objetivo inicial. Isso por que sabia que encontraria dificuldades no percurso para ultrapassar os muitos corredores que ficavam à minha frente, e, ainda, queria muito poder correr e apreciar a paisagem da orla carioca: São Conrado, Niemayer, Leblon, Ipanema, Arpoador, Copacabana, Baia de Guanabara com a Marina da Glória e o Pão de Açúcar ao fundo.

Estou feliz sim. O que vier este ano em termos de corrida para mim é lucro. Completar o Circuito das Estações Adidas, correr as 10 milhas da Mizuno, o Circuito de Corridas da Caixa, A Volta da Pampulha novamente.

E quanto a Meia do Rio, só posso recomendá-la a todos os corredores que quiserem curtir uma prova única, em um local abençoado por Deus, com uma paisagem que, arrisco dizer, é a mais bela do mundo.

Ano que vem EU VOU novamente. 

Boas passadas.

2 comentários:

Unknown disse...

Caique, show de bola essa foto hein?! Realmente foi algo indescritível poder participar dessa corrida, apesar de eu não ter completado os 21km, como já era de se esperar, pois só corro há dois meses, mas os meus 6km valeram como os 21, rsrs. Muito bom também estar com a galera reunida lá no Rio. Foi muito divertido, neh?! Espero poder estar com vcs nas próximas!!! Até a Adidas então. Ah, parabéns pelo blog.Muito legal!! Bjs, Karine

Lusimar disse...

Oi Caique! Adorei ler a sua participação na Meia Maratona do Rio! Parabéns pela determinação e superação!!! Ah! E parabéns pelo blog! É isso aí, corredor!
beijos, Lu