quarta-feira, 14 de outubro de 2009

DICAS PARA A VOLTA DA PAMPULHA 2009


E aí, corredor?!

Este ano estarei correndo mais uma Volta Internacional da Pampulha, prova que fiz minha estréia ano passado e que me surpreendeu muito, de maneira super positiva.

Ano passado fui com vários amigos da Equipe X mas este ano a Volta tornou-se especial para nós por que estamos levando um ônibus de corredores da Equipe. Pode até parecer pouco, mas nossa história é recente e, mesmo tendo pouco mais de 3 anos de vida, a Equipe X já colhe diversos frutos entre os seus participantes. O número cada vez maior de integrantes é prova disso. E ter lotado um ônibus para esta prova em Belo Horizonte também.

Pois bem, hoje, então, começo a colocar para os meus amigos corredores, da Equipe X e outros que lêem o Blog, dicas sobre a Volta Internacional da Pampulha.  E vou começar com uma breve descrição da prova.

A Volta Internacional da Pampulha é uma das clássicas corridas do Brasil, além de ser considerada uma das grandes provas do calendário nacional. Além do belo percurso, ao redor da Lagoa da Pampulha, cartão postal da capital mineira, a Volta se destaca pela excelente organização e pela alegria do povo da cidade, que comparece em grande número para prestigiar a prova.

Este ano será realizada a 11ª edição da Volta da Pampulha no dia 6 de dezembro, já que tradicionalmente a corrida acontece no primeiro domingo do mês de dezembro. O percurso, de 17,8 km, é interessante por ser praticamente plano e inclui passagens pelo Mineirão, Toca da Raposa, Igreja de São Francisco, entre outros pontos turísticos da cidade.

A volta da lagoa é repleta de curvas e os 17,8k são considerados com o tangenciamento correto das curvas pelo atleta. Aqueles que não tangenciam correntamente fatalmente fazem um tempo maior de prova pois correm alguns metros a mais. A diferença não passa de 3 minutos de seu tempo normal, mas que se destacam na busca de uma marca pessoal em uma corrida longa.

A prova tem grande participação de atletas de elite, nacionais e internacionais, e um número crescente de participação de atletas amadores. Ano passado foram 11 mil inscritos, com vitória para o Queniano Nicolas Koech e 2º lugar do compatriota Kiprono Chemwolo Mutai. Franck Caldeira, campeão em 2007, ficou em 3º em 2008. Koech cruzou a linha de chegada com 53min05.

Ainda teremos mais dicas para correr tranquilo a Volta da Pampulha. Fique ligado.

Boas passadas.

Nenhum comentário: