E aí, corredor?!
Uma das coisas mais difíceis em uma corrida é a gente conseguir descobrir e depois, principalmente em uma prova, manter nosso ritmo ideal. Eu mesmo já tentei diversas técnicas e a que mais me ajudou, como já relatei em post anterior, foi nos treinamentos correr com um pacer, um amigo da Equipe que conseguisse manter um ritmo constante, sem alterações, e na Equipe X só encontrei um: Pedro Paulo, o famoso Pepe (cadê você, meu pace?!).
Pepe me ajudou muito, mas ainda assim não consigo, em uma prova de rua, manter sempre o mesmo ritmo. Já melhorei bastante, mas sinto que ainda falta algum detalhe, principalmente quando me vejo cansado demais em uma corrida ou terminá-la sentido que poderia ter aplicado um ritmo maior nas minhas passadas.
Pois bem, no site da revista Runner's encontrei dicas excelente que podem me ajudar, assim como você, amigo corredor, a adquirir um manter um ritmo ideal na corrida. Não testei ainda, mas são dicas interessantes que achei bom compartilhar.
Corra um bom quilômetro: depois de um aquecimento de 10 minutos, procure um local plano e com distância de 1 km. Corra esta distância marque o tempo que leva para completá-la. Não corra para esgotar sua energia, apenas acelere um pouco mais que o normal. Nas corridas diárias o tempo obtido neste 1k pode ser usado como referência para determinar que ritmo é adequado para o seu condicionamento atual. Faça este teste do tempo/1k a cada duas semanas, tentando superar o tempo obtido anteriormente para observar o seu progresso.
Desacelere todos os dias: estabelecido o tempo do 1k, procure, em suas corridas diárias, fazer um tempo de 1 a 2 min/km mais lento. No seu ritmo perfeito você deve se sentir confortável e relaxado, conseguindo terminar uma frase sem ter de parar para recuperar o fôlego.

Acostume-se: em uma competição você conseguirá melhores resultados se tentar manter um ritmo constante do início ao fim da prova. Para isso é necessário treino. Tente correr no ritmo-alvo da competição uma vez por semana, em um trecho de aproximadamente 1 km e, a cada meio quilômetro verifique seu ritmo e faça os ajustes, quando necessários. Percorra ainda um trecho maior em seu ritmo-alvo toda semana até alcançar o equivalente a um terço da metade da distância da prova que você costuma correr.
Pois é, não é nada fácil, mas pelo menos temos um referência para estabelecer nossas metas e conhecer o nosso ritmo ideal. Acho que vale a pena tentar. Se fizer, partilhe a experiência conosco do Blog, deixando-a nos "comentários" deste post.
Boas passadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário