segunda-feira, 22 de março de 2010

CIRCUITO DAS ESTAÇÕES ADIDAS 2010 - COMEÇOU

E aí, corredor?!

Ontem foi o dia de mais uma prova oficial em que dei minhas passadas. E foi no bem organizado e charmoso Circuito das Estações Adidas, que teve sua primeira etapa de 2010 realizada em Brasília, a etapa de outono.

Confesso que não estava pretendendo correr o Circuito este ano. Fiz alguns planos, de correr as etapas em cidades diferentes ou nem correr e participar apenas na "pipoca". Mas não resisti à linda camiseta do kit, amarela e verde como já mencionei a vocês em outro post, e acabei encarado os 10k mais terríveis da cidade que são estes da Esplanada.

O dia estava quente. Depois de um sábado que terminou torrencialmente chuvoso, esperava um domingo  com céu nublado. Mas isso não aconteceu. Sol à pino e calor durante toda a prova. 

Não sei bem quantas pessoas participaram, mas acredito que mais de 3 mil corredores lotaram a esplanada, mostrando que o Circuito já conquistou Brasília. Mesmo cansados do percurso, tão utilizado no ano passado em várias provas e, pelo visto, que vai ser o mais usado também este ano, a galera resolveu prestigiar. Mas não é a toa. As provas da Adidas são muito bem organizadas, o kit traz uma bela camiseta, objeto de desejo de todos os corredores, além da história da mandala (4 etapas, e medalhas que juntas formam a mandala).

Minha estratégia era correr lento, tentando já ir me acostumando com o que devo fazer para completar a minha prova deste ano: a Maratona Internacional Cidade do Rio de Janeiro, em julho. Depois das férias, tive 2 dias de treinamento forte com a equipe, mas meu condicionamento não estava 100%, porém acreditava que poderia fazer uma boa prova.

Como queria fazer a prova de maneira tranquila, uma das formas que achei para conseguir isso foi tirando fotos da galera correndo, uma vontade que sempre tive. E assim fiz, levando meu celular comigo e parando em alguns pontos estratégicos para tirar fotos. Esta postada no blog é uma delas que mostra a gente descendo a rampa do Congresso Nacional. A vista, para quem não sabe, é da Praça dos 3 Poderes e do Palácio da Justiça. E pela foto dá para perceber a quantidade de gente correndo. Muito legal! Tirei a foto correndo.

Bem, como toda prova na Esplanada, os 5 km de descida foram maravilhosamente bem cumpridos. Levei meu GPS comigo e pude medir o meu pacer médio e fiquei em 5min16seg no geral. Muito rápido para maratona, lento para os 10k. Mas como quebrar recorde não vai ser meu objetivo, pelo menos neste primeiro semestre, achei ótimo.

Mas isso não que dizer que não sofri. Os 5k da volta, todo de subida, foram, como sempre, terríveis. É realmente penoso subir tanto. Não é que estas subidas sejam tão íngremes, mas são longas. É assim: começa com uma longa subida seguida de uma pequena descida para depois vir uma subida maior ainda. 

Não acabou não. Depois dessa grande subida tem a rampa do Congresso Nacional, uma subida íngreme, e aí a subida mais leve até a chegada. Ufa! Acabou! Na chegada já temos um percurso de uns 200 metros plano. 

Completei a prova em longos 52min22seg. Até por que, no quilômetro 9, quando vi o tempo no relógio, resolvi relaxar e terminar a prova sem sprint final, correndo no mesmo ritmo. 

Achei a prova sensacional. Tudo muito bem sinalizada, uma linda festa montada, os circuitos de 5k e 10k separados para que ninguém atrapalhasse ninguém, postos de água distribuídos em 4 pontos diferentes na corrida, com água à vontade. Perfeito. Só o circuito é que é difícil.

Agora e voltar a me condicionar e me preparar para esta minha meta de correr minha primeira maratona. E, nas próximas provas, tirando fotos.

Boas passadas!

Nenhum comentário: