quarta-feira, 24 de março de 2010

CORRENDO PELO MUNDO - MARATONA DE PARIS

E aí, corredor?!


Hoje vou começar uma série de posts dedicados às provas de rua mais famosas do mundo. E para começar, uma das mais belas Maratonas existentes, realizada em Paris, a Cidade Luz.

Os 42,195 km da Maratona de Paris são realizados desde 1976 na Capital Francesa, sendo considerada uma das mais belas provas do mundo já que tem como grande atrativo o percurso, que passa pelos principais cartões postais da cidade.

A prova começa em frente ao Arco do Triunfo, na badalada e famosa avenida Champs-Elysées, ponto de encontro dos franceses para comemorações e concentração de lojas de marcas famosas. O circuito ainda passa por lugares como a Place de la Bastille, Museu do Louvre, Chateau de Vincennes, Cathédralle de Notre-Dame, Torre Eiffel e o Parque Bois de Boulogne. A chegada acontece também no Arco do Triunfo, só que na Avenida Foch. Enfim, os monumentos são tantos pelo circuito que o corredor pode se desconcentrar facilmente durante a prova. 


O percurso da corrida é quase todo plano, com algumas leves subidas na avenida que ladeia o Rio Sena, sendo considerada uma das 10 Maratonas mais rápidas do mundo. Esse fator pode "quebrar" um corredor, que pode imprimir, devido à facilidade do terreno, um ritmo mais forte do que deve para completar uma Maratona.  


A hidratação deve ser umas das principais preocupações dos corredores. Deve-se hidratar bem antes, durante e depois da prova e durante deve-se ingerir água, isotônico e carboidrato. Os postos de hidratação são distribuídos a cada 5 km e no quilômetro 7,5 o corredor têm também a disposição as esponjas de água.


A média da temperatura de Paris em abril varia entre oito e doze graus, um clima excelente mas que, para nós originários de uma país tropical, exige cuidados especiais com a roupa. Alguns treinadores recomendam o uso de camisa de manga comprida, luva e gorro ou toca. O short ou calça fica a critério.


É bom ter cuidado com os passeios antes da prova, já que pode desgastar e muito o corredor. A Maratona exige bastante, e o corpo exige um esforço maior que uma prova mais curta, mesmo que de 21k.

A Maratona de Paris vai ser realizada no dia 11 de abril e a as inscrições costuma ser bastante concorridas, com limitação do número de participantes, que ano passado foi de 37 mil atletas. O site oficial para ver todos os detalhes da prova é www.parismarathon.com.

Boas passadas.


Fonte: Revista Contra o Relógio (site) e WebRun (site)

Nenhum comentário: