quarta-feira, 17 de março de 2010

O "TRANSE" NA CORRIDA

E aí, corredor?!

Quando comecei a correr, não tinha noção do quanto eu gostaria do esporte e de quanto ele é envolvente. No início, meu propósito era ter uma atividade física regular, a qual, sem muitos problemas, eu pudesse praticar mesmo se não tivesse ninguém comigo.

Mal sabia que iria me tornar um "viciado" em corridas, daqueles que, quando não dá suas passadas por muito tempo sente que está faltando alguma coisa. Comecei em 2006 e, indo já para o 4º ano de prática, posso dizer que a corrida de rua me conquistou mesmo.

No começo, correr era até meio sacrificante, mas prazeroso. Comecei apenas para esquecer os problemas que afetavam minha vida naquele momento. E ajudou muito. Fiz a minha primeira prova, começando logo pelos 10k num dos circuitos mais radicais de Brasília, o Setor Militar Urbano e a Corrida de Duque de Caxias que, para se ter uma idéia, em 2008 teve até atleta que infelizmente não resistiu e veio a falecer de tão desgastante que é a prova.

Hoje posso dizer que, quando dou minhas passadas, principalmente quando resolvo rodar mais de 5 km, entro num estado de concentração tal que, mesmo com o MP3 tocando altas músicas, mesmo com a multidão de corredores e de pessoas assistindo ou simplesmente passando pelo local onde estou correndo, mesmo com os amigos gritando meu nome numa prova, eu não escuto nada. Encaro como se fosse um transe que vivo naquele momento, um "estado de Nirvana" onde entro em um outro mundo, outra dimensão.

Não é fácil chegar neste nível, mas também não é nada difícil. A minha única explicação para tal é que corro por prazer, para ter alegria. No começo queria quebrar barreiras de tempo, bater recordes pessoais. Depois, passei a buscar mesmo a perfeição na mecânica da corrida para ter o máximo de prazer com as provas e treinos e poder continuar motivado para a prática. E acho que foi assim que consegui atingir este nível de entrar em transe total em alguns momentos em que estou correndo.

Nuno Cobra escreve, na edição de março de 2010 da revista O2, que a corrida pode sim se tornar um mecanismo para alcançarmos "um transe maravilhoso, de nos fazer penetrar em outro nível mental e conduzir a esse momento de paz e evolução espiritual". E ainda completa: " A corrida é a melhor forma de conseguir atingir um estado de superior qualidade mental e espiritual".

Porém, enfatiza Cobra, que isto só é possível se o ato de correr for "desenvolvido de forma harmoniosa e coerente, em um completo bem-estar e não numa competição maluca".  

Por isso, acredito que continuo neste esporte, depois de ter desistido de tantos outros, justamente por que, em um certo momento da minha vida como atleta, resolvi direcionar meus objetivos na corrida para busca do prazer e do gostar de estar dando aquelas passadas. Tirei da minha cabeça a necessidade de me basear em busca de tempo e recordes pessoais. Coloquei como prioridade sempre a felicidade e a vontade de querer correr, sem impor à prática a competitividade e a busca incessante de recordes pessoais baseados unicamente em tempo de realização de prova, como se só esse desse sentido para a corrida. 

É claro, acredito também que cada um é dono do seu nariz e, como diria o dito popular, "cada um é cada um. As metas e a forma que cada qual busca para se motivar na prática são pessoais e cada pessoa tem sua maneira de encarar o esporte.

Mas o que eu sei é que a forma como venho me desenvolvendo e mantendo no esporte tem sido extremamente gratificante e recomendo a todos que, se quiserem tentar, busquem o "transe" na corrida. Vocês vão ver como é fantástico quando atingimos tal estado, mesmo que isso só venha a acontecer em algumas provas ou treinos, como é o meu caso.

Boas passadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

Achei alguém que tem a mesma sensação que eu! É um estado que pra mim só vem mesmo depois do 5km e geralmente quando estou sozinha ...pena que dure tão pouco. . Acho que se exercitar a mente é possível conseguir por mais tempo!

Anônimo disse...

Tambem sinto esse transe, e tb só consigo depois de passar dos 5km.Antes disso nem pensar. Nem sempre eh possivel, claro. Se estiver correndo com dores aí não alcanço esse estagio mental. A mim ajuda me concentrar no barulho das minhas passadas e desfocar a visão um pouco, e ficar so vendo as luzesdos postes de iluminação passar. Outra coisa curiosa que descobri que ajuda é barulho de chocalho rs, musica indigena msm. Corro no maracanã, e ao lado existe o antigo museudo indio , as vezes ali ocorre manifestações de indigenas , e ate ja ocorreu algumas "invasoes" ao antigo casarão. o barulho dos chocalhos e da musica faz o transe chegar bem mais rapido,pelo menos pra mim. Abraços,falou.

Unknown disse...

Muito bom ler isso. Entrei nessa bolha ontem pela primeira vez durante um treino de 10 km. Parece que o corpo congela e só consigo mesmo ver as coisas passando mas parece que estou parado dentro de uma bolha que flutua rapidamente. Foi a melhor sensação que tive na vida. Um estado de paz divina.