segunda-feira, 15 de março de 2010

EM NOVA IORQUE TODO MUNDO CORRE

E aí, corredor?!

Passear por outros países é sempre uma experiência interessante. É a oportunidade de conhecer novas culturas, novos lugares, hábitos, atrações.

Nova Iorque é dessas cidades que quase todo mundo sonha em conhecer um dia. Seja pela sua imponência, sua riqueza, história ou apenas por que a cidade é cenário de diversos filmes de Hollywood. Nada mais natural já que se trata da principal metrópole americana e, com certeza, do mundo. Nova Iorque está no patamar de Paris, Barcelona, Madri, Moscou, Sidney, Buenos Aires, Rio de Janeiro, enfim, estas e outras cidades famosas pelo turismo intenso e pelas suas várias formas de beleza.

Mas, como corredor que sou, uma das coisas que me chamou mais a minha atenção em Nova Iorque, além da imponência de seus arranha-céus, da diversidade cultural da cidade, das suas belas, históricas e famosas avenidas.

Vi, em todos os dias que lá estive, corredores aos milhares. O pessoal da cidade adora correr. Mesmo com o frio de 2 graus negativos (sensação térmica de - 5º). Todas as avenidas são palco de passadas ritmadas de vários colegas corredores que, com seus agasalhos, passeiam de lá para cá pela cidade correndo.

No Central Park nem é preciso falar da profusão de corredores que pude ver praticando o nosso esporte. Era muita gente na gélida manhã de domingo. Mesmo com a neve, a galera não estava nem aí e lá estava, curtindo o belo local de treino que têm a disposição. 

Inspirador mesmo. O que não estava nos planos para mim era a neve e o frio, muito difícil de enfrentar para quem mora em uma país tropical, quente. E tinha acabado de sair de um dos mais quentes carnavais cariocas dos últimos anos, com dias de bloco de rua com a temperatura lá pelos 45º.

Mas entendi ali por que uma das mais famosas provas do mundo, e das mais desejadas e elogiadas por quem já foi, é a Maratona de Nova Iorque. O povo lá adora o esporte, e se diverte muito dando suas passadas. Igual a andar de patins no gelo, algo tão comum lá, é correr para o Novaiorquino. 

Excelente experiência, que me motivou mais ainda a, algum dia, correr a Maratona de lá.

Vamos?

Boas passadas.

Nenhum comentário: