segunda-feira, 11 de outubro de 2010

CORRIDA SEM COMPROMISSO - CORRIDA DA PONTE

E aí, corredor?!

Domingo aqui em Brasília aconteceu uma das corridas consideradas mais bonitas da cidade, em relação ao visual proporcionado pelo percurso, a Corrida das Pontes, que é realizada entre a Ponte das Garças e vai até a Ponte Costa e Silva, com a saída e chegada no Pontão do Lago Sul, um dos locais aprazíveis da cidade. 

Eu, que não consegui me inscrever para a prova, pensei em correr na "pipoca", mas não cheguei a tempo e por isso resolvi fazer mais uma Corrida Sem Compromisso e, como já estava por lá, optei pelo Lago Sul, começando a correr a partir da Ponte JK, a mais nova e mais bonita ponte da cidade, um dos cartões postais de Brasília.


Corri mais uma vez acompanhado da minha amiga Aline, da Equipe X, a quem estou ajudando no condicionamento para enfrentar os 18k da Volta da Pampulha em dezembro.

Nosso propósito foi fazer 1 hora de corrida. Como já mencionei, largamos da Ponte JK, atravessando ela em direção ao Lago Sul. O percurso é um dos mais complicados do bairro  por que é recheado de subidas, tanto que é considerado muito difícil pela organização da Volta do Lago Caixa, prova que passa por lá.


Para quem não sabe ainda, o Lago Sul é o bairro mais nobre da capital federal. Localizado no Plano Piloto, é povoado por mansões caríssimas. Além do Lago Sul, compõem o Plano Piloto o Lago Norte, a Asa Norte e a Asa Sul, todos fazendo parte da cidade de Brasília, junto com o Cruzeiro e o Guará.

Voltando a nossa corrida, após nossas passadas medimos no odômetro do carro a distância que percorremos, que foi de 9,4 km, quase a mesma distância da Corrida das Pontes, de 9,5k.

Apesar de complicado por conta das muitas subidas, o percurso que fizemos é interessante por dois grandes motivos: 1) temos um espaço próprio para correr, a ciclovia do Lago Sul, o que nos garante mais tranquilidade para correr, apesar de termos que dividir este espaço como nossos amigos ciclistas e, em alguns trechos, com os ônibus; 2) a proximidade do  Lago Paranoá, que além de nos garantir um belo visual, ainda nos ajuda amenizando um pouco o calor e aumentando um pouco a umidade relativa do ar, que é mais agradável que em outros pontos da cidade. 

O calor estava intenso, já que começamos a correr por volta de 9h30 da manhã e terminamos às 10h30 mais ou menos. Porém, como esses dias o calor na cidade tem sido muito forte, o começo da prova já foi sob um sol abrasador. Somado às muitas subidas, mais na ida que na volta, ainda tivemos que enfrentar um forte vento contrário que fez com que tivéssemos que imprimir mais força nas passadas. 

Como não tínhamos levado água acabamos tendo que parar para comprar em uma loja de conveniência e fizemos isso completando a primeira metade de nossa corrida. Paramos então para nos hidratar e refrescar o corpo.


Depois de corrermos os 9,4k veio a sensação do "dever cumprido" e a alegria por ter completado mais uma corrida. Aí foi comemorar com um revigorante e delicioso açaí da Mormaii. Muito bom.

Boas passadas.

Nenhum comentário: