sábado, 30 de outubro de 2010

TRISTE ESTATÍSTICA

E aí, corredor?!

Uma triste constatação trazida pelo IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística: o Brasil está virando um país de obesos. Metade de nós está fora de forma.

Segundo dados da última Pesquisa de Orçamentos Familiares do instituto, de 1975 a 2003 a proporção de brasileiros acima do peso mais que dobrou, saltando de 20% para 41%. Em 2009 chegou a 50,1% entre homens e 48% para as mulheres. Os cálculos ainda apontam crescimento com índice de 65% da população obesa em 2018, número igual aos dos Estados Unidos.

Ao lado do cigarro, a obesidade é quem mais provoca mortes no mundo, quase ocupando a posição nº 1 como ameaça mais grave à saúde pública, isso também por que não para de crescer.

Alimentação saudável, atividade física e exames clínicos regulares, para evitar doenças do coração, hipertensão e diabetes decorrentes ainda são as melhores maneiras de se prevenir a obesidade. Mas refeições feitas fora de casa, comida mais industrializada, calórica, barata e em maior quantidade se transformam cada vez mais em alimentação padrão, independente da região.


Então, vamos correr, galera, e ainda incentivar os amigos e família a praticar alguma atividade física para mudar esta drástica estatística.


Boas passadas.


Fonte: Revista O2 - Edição de OUT/2010.

Nenhum comentário: