sexta-feira, 8 de outubro de 2010

CORRIDA, UM ESPORTE DE GRUPO

E aí, corredor?!

Uma das motivações para optar pela corrida de rua foi o fato de que não dependia de ninguém além de mim mesmo para praticá-lo. Acreditava ser a corrida um esporte solitário mesmo. A gente pegava nosso tênis, escolhia o local e começava a dar nossas passadas. 

Hoje percebo o quanto a corrida é um esporte que socializa, de grupo mesmo. Tá! Não preciso de ninguém para correr, mas correr com alguém do lado é muito melhor e, principalmente hoje em dia, está cada vez mais fácil achar que queira correr com a gente.

Na Equipe X, nosso amigo e professor Nirley, em alguns dias que não temos normalmente treinos como nos finais de semana, chamava algumas pessoas para, voluntariamente, correrem um circuito por ele verificado. O número de pessoas, pelo menos nas vezes que tive a oportunidade de ir, nunca era menor que 30 pessoas.

Nós mesmos, alunos, resolvemos fazer também corridas interativas, as chamadas por nós de Corridas sem Compromisso, e também o número de pessoas que ia era sempre maior que 30 pessoas. Fora a curtição da corrida, ainda, como nas corridas feitas por Nirley, fazíamos sempre um tipo de confraternização no final.

Isso por que o número de pessoas envolvidas e de amigos que conquistamos no esporte só cresce. Dia desses estava viajando pelo Ceará, mais precisamente em Fortaleza, no Beach Park. Lá, vi um corredor com a camisa da Meia Maratona Internacional do RJ, que acabara de correr. De repente, na fila para comprar ingressos começamos um animado papo sobre nosso esporte e, ele como morador de Fortaleza, falou-me sobre sua cidade natal.

E nos treinos. Em nenhum momento fico sozinho no momento que o professor nos fala para "rodar" nossos tradicionais 3k, ou mesmo 4k ou até mais. Sempre tem alguém junto. E isso desde que comecei na Equipe X, mesmo quando era um anônimo entre os colegas. E hoje é muito mais assim. Sempre tenho alguém para dividir a minha experiência de correr daquele treino. 

Isso tudo me fez chegar a conclusão que correr, definitivamente, não é um esporte solitário. Muito pelo contrário, é mesmo bem sociabilizante. Pode conferir.

Boas passadas, com os amigos.

Nenhum comentário: