domingo, 28 de novembro de 2010

CIRCUITO DE CORRIDAS DA CAIXA 2010 - ETAPA DE BRASÍLIA

E aí, corredor?!

Mais uma corrida oficial, mais uma Corrida da Caixa e seu circuito que aconteceu desta vez no palco oficial de corridas de rua em Brasília, a Esplanada dos Ministérios. Um circuito difícil onde nós, corredores de 10k ou de 5k, somos "brindados" com metade da prova em subida (ufa!).

A Etapa de Brasília do Circuito de Corridas da Caixa fecha todo o, digamos, campeonato que escolhe os 10 melhores corredores para receberem uma ajuda da empresa durante o ano de 2011. São provas de 5 e 10 km que passa por diversas cidades do país - Ribeirão Preto/SP, Campo Grande/MS, Goiânia/GO, Belo Horizonte/MG, Porto Alegre/RS, São Paulo/SP, Fortaleza/CE, Curitiba/PR, Uberlândia/MG e Brasília/DF. É maior circuito de corridas do Brasil e o que visita mais cidades e estados do país. 

Em Brasília é feito tradicionalmente o encerramento do Circuito. A prova, que ano passado aconteceu no Eixo Rodoviário Sul, o Eixão Sul, este ano mudou para a Esplanada, utilizando, basicamente, o mesmo trajeto das provas Fila Night Run e Circuito da Estações, ou seja, desce até o Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente do país, e volta numa grande subida até o final.

No caso da prova da Caixa, a largada foi dada próxima ao Palácio do Itamarati e Congresso Nacional. De lá, seguimos até o então Jaburu, passando antes pela Praça dos 3 Poderes onde temos o Palácio da STF, Palácio do Planalto, Panteão da Independência, pontos turísticos da capital. No Jaburu, voltamos, correndo em uma subida de 5 km até a altura do Museu Nacional. Passamos aí por todos os Ministérios e pela Catedral, entre outros monumentos da cidade. Aí, terminamos a prova em uma descida até a chegada, diferentemente das outras provas que lá ocorrem.

Comecei minha prova muito atrás no pelotão, só para variar. Tive então que correr desviando dos mais lentos. Fui junto com o Dr. Maurício e com o garoto Zé, duas feras da Equipe X. Corremos juntos até mais ou menos o 7 km, quando Maurício começou a abrir. Depois da subida do Congresso Nacional foi a vez de eu falar para o Zé "rasgar". Estava meio cansado da noite anterior, sentindo o calor. Não me controlei e tomei um vinho, o que deve ter me prejudicado. Mas consegui terminar a prova em 51min.

Encontrei mais uma vez a Alessandra, seguidora do E AÍ CORREDOR, e desta vez nos conhecemos mesmo, já que ela veio conversar comigo na largada. Muito legal encontrar gente que conhecemos assim, escrevendo e curtindo o mesmo esporte. Muito bom conhecer gente assim, através deste delicioso hobby que é correr.

Depois, ficamos lá no estande da Caixa, aguardando a premiação. A Equipe X, na categoria Economiários, levou todos os pódios praticamente, tanto no feminino como no masculino. Uma gostosa sensação de orgulho por ver os amigos lá, subindo e representado a Equipe.

Agora, a próxima prova oficial, e provavelmente a última do ano, será a Volta da Pampulha, já na semana que vem, domingo, dia 05 de dezembro. Minha terceira volta seguida. Só espero que este ano não seja de tanta chuva como no ano passado. 

Boas passadas.

( E NÃO ESQUEÇA DE ACOMPANHAR O E AÍ CORREDOR NO TWITTER)

Um comentário:

Alessandra disse...

Caíque,valeu a citação!Boa prova da Pampulha!