domingo, 20 de fevereiro de 2011

EQUIPE X OUTDOOR - FAZENDA TABOQUINHA

E aí, corredor?!

Hoje corri, corri, corri. Foram quase 19 km de, particularmente nesta corrida, uma batalha com o meu psicológico. Hoje vi que a minha principal barreira não são dores musculares, ou cansaço respiratório. Nada físico me "barra" em uma corrida. Mas minha grande batalha é com o meu psicológico.

Vamos pontuar para que todos possam entender. Nosso amigo e professor da Equipe X, Nirley, criou mais uma grande corrida, um grande desafio para nós. Um desafio que já enfrentei em outra ocasião, e até mais difícil. Correr da quadra QI 26 do Lago Sul até a Fazenda Taboquinha. Distância medida: quase 19 km. Percurso com uma altimetria constante, mas cheio de subidas, com terreno de asfalto e trilhas de terra, e ainda um pequeno trecho que tínhamos que atravessar em um rio. Normal. Já fiz isso pelo menos umas 4, 5 vezes. Mas hoje foi especial.

Minha idéia inicial, até ontem, véspera do desafio, era correr revezando a cada 3k com Maria. A cada trecho um corria e outro levava o carro. Mas, no caminho para a prova, encontramos Adaura, uma outra amiga, que acabou revezando com Maria e eu pude correr os quase 19k todinhos.

Alegria! Meio que sim, meio que não. Confesso que em certos momentos queria mesmo era revezar e percebi que isso era o meu psicológico fazendo seu trabalho de tentar me "quebrar". E hoje, especialmente, ele estava bem ativo.

A prova começou com uma corrida de 1,5k de subida intensa. Na verdade, a corrida inteira é de subidas e mais subidas. Nem parece se olharmos a altimetria, mas é! Alguns terrenos planos, algumas descidas íngremes, especificamente na estrada de terra onde não podíamos nos descuidar por conta das pedrinhas que nos faziam temer uma escorregada inadivertida, mas substancialmente de subidas.

Um tremendo desafio. Quando já tinha corrido 13k, resolvi parar para tomar dois copos de água parado pelo menos por uns 30 segundos, para poder tomar com calma e refrescar o corpo bem, por que o calor estava grande. Segui depois e encarei a maior subida na terra, com um terreno em brita, com uma pequena subida. E vamos lá, correndo e superando quilômetros.

O visual é fantástico! É! Consegui sair do meu "transe de corredor" e observar a paisagem. Cheio de verde, com um horizonte maravilhoso de se ver. Mas isso foi por um breve instante por que logo estava lá de novo na minha batalha psicológica.

Engraçado é que o meu corpo respondeu bem durante todo o trajeto. Não senti dor, nem cansaço excessivo. Estava fisicamente bem, mas o meu psicológico estava realmente incrível.

Mas cheguei, Percorri 18,7k de uma grande corrida, um excepcional desafio. No final, para recuperar, um banho de rio com água gelada e depois, frutas, sucos e água. Uma água que faltou no percurso por alguns problemas de logística, que realmente dificultou mais ainda minha "batalha" com minha mente, mas segui, corri e venci!

Foi bom. Fazer um treino assim é excelente! Foram quase 19k, mas, no meu caso especialmente, foi mais do que uma meia. Quase uma maratona, talvez, com suas devidas proporções. Mas foi excelente.


Boas passadas ! 

Nenhum comentário: