quarta-feira, 18 de maio de 2011

NADA DE CORRER DA MUSCULAÇÃO

E aí, corredor?!

Um dos atrativos da corrida para mim é a possibilidade de praticar um esporte ao ar livre, sem ficar “preso” entre as quatro paredes de uma academia.Na verdade, nunca fui fã de academia. Acho a prática chata por conta da monotonia, não só dos exercícios como do visual. Diga-se de passagem, na academia meus exercícios sempre se restringiram à musculação. Não me arrisquei em outra atividade, daí meu julgamento estar restrito.

Mas, enfim, nunca fui adepto de academia. E correr foi uma ótima alternativa para mim, pois, de todos os esportes que experimentei, neste consegui manter a regularidade na prática, até pelas facilidades de se fazer isso, já tão mencionadas neste blog.

Mas, há mais de um ano, um tempo recorde para mim, tenho complementado a corrida com os exercícios de musculação. Isso mesmo, me rendi à academia. Na verdade, senti necessidade do fortalecimento muscular para evitar lesões, entre outras coisas. Daí que, com uma série programada pelo treinador e amigo Nirley, mesclada com a do preparador físico  da academia onde malho, estou conseguindo me manter neste mais de um ano fazendo musculação.

As melhoras na corrida foram sensíveis. Com a musculação consegui baixar tempos sim, mesmo não sendo este o meu principal objetivo em uma prova. E a recuperação depois de um longão ou de um treino mais intenso, principalmente por relatos de outros amigos corredores,  passou a ser bem mais rápida, uma tremenda vantagem. E, acima de tudo, o principal objetivo: evitar problemas físicos. Músculo bem trabalhado, de forma consciente, propicia maior resistência física e, assim, seguir na prática sem problemas.

De fato, conforme dizem os especialistas, como correr é um esporte que causa impacto ao corpo, afeta diretamente a musculatura do atleta e para minimizar este problema, o fortalecimento muscular é essencial, já que auxilia na proteção de músculos, articulações e ligamentos, além de dar mais força e resistência durante a prática esportiva, melhorando o desempenho.

Some-se a isso o ganho de massa muscular, importante, sobretudo para os atletas com mais de 40 anos, idade que o indivíduo perde um pouco mais de massa e a musculação passa a ser grande aliada.

No caso de corredores, trabalhar membros inferiores é obviamente muito importante, mas também é importante não esquecer dos membros superiores e tronco (abdominal e quadril). E nada de musculação com muita carga, principalmente nas pernas. Melhor séries com muitas repetições e pouca carga, para trabalhar exatamente a resistência anaeróbia do músculo.

Outra dica é intervalar os dias de musculação com os treinos de corrida. Não que fazer tudo no mesmo dia seja errado, mas não é o mais aconselhável pois depende muito da condição do corredor, segundo os especialistas. Caso seja impossível evitar, prestar atenção nas cargas, séries e repetições, verificando os exercícios mais adequados. O importante é não se exceder e respeitar os limites.

Enfim, largue o preconceito e vá malhar, corredor! Você vai sentir melhoras rápidas na sua corrida. E, por experiência própria, com objetivo fica mais fácil enfrentar a musculação. Acho que é por isso que estou já há mais de um ano nesta, sem parar, intervalando academia com a corrida.

Boa malhação e . . .

Boas passadas.

Fonte: Site O2 por Minuto (Treinamento - Não Fuja da Malhação)

Nenhum comentário: