sábado, 28 de maio de 2011

PSICOLOGIA NA CORRIDA

E aí, corredor?!

A gente por muitas vezes sabe que está bem condicionado, com um ótimo fortalecimento muscular e capacidade respiratória capazes de aguentar uma maratona, mas aí, na prova, lá pela quilômetro 5 ou mais, aparece um inimigo quase imbatível: o psicológico.

Já ouvi falar, na Maratona, na barreira dos 30 km. Para quem correr 21k, a barreira é o tempo e o que vem à cabeça é a pergunta: "Será que consigo correr por duas horas seguidas?". E nos 10k e conseguir simplesmente passar da distância anterior, de 5k. E para correr os 5k o desafio é saber que consegue, mesmo com todo o incentivo dos amigos e do treinador.

Sempre existe uma barreira psicológica que parece querer nos travar. E, mesmo com um bom treinamento, a gente muitas vezes tende a sucumbir a ela.

No início do ano, mesmo com mais de 4 anos nas ruas dando minhas passadas, me vi surpreendido por um obstáculo que insistia em me atormentar. Sempre que corria, por volta do quarto quilômetro me perguntava o que estava fazendo ali. Daí me sentia exausto, com pouco ar, sentindo as pernas pesarem. E o pior é que não sei como superei esta barreira.

Depois que a percebi, trabalhei para superá-la, mas não foi fácil. Até desmotivação para treinar e correr cheguei a sentir, mas enfrentei tudo aquilo com o desafio de deixar este obstáculo para trás.

E quando ia fazer uma prova, mesmo que de 5k, vinha à mente o auto questionamento do porquê estava fazendo aquilo. Fiquei preocupado por que nunca havia sentido isso desde que havia começado a correr.

Talvez esta seja o principal exercício que precisamos fazer em uma corrida, onde o psicológico fica latente em todo o trajeto. Em uma prova, ficamos lá sozinhos, "conversando" com o nosso corpo e em um longão, chego mesmo a ficar refletindo na vida, sabe. 

Até aí tudo bem. O problema é quando a mente vira um inimigo, querendo nos freiar em nossas passadas.

A gente pode ter todo o treinamento do mundo, estar preparadíssimo, pronto para qualquer desafio, mas se não tivermos um bom preparo psicológico, aí tudo fica mais complicado.

Formas de superar isso? Existem provavelmente várias. Eu, particularmente, não tenho fórmulas milagrosas para isso. Talvez, uma das maneiras que encontrei seja o uso de um MP3, que muitos especialistas não recomendam. Mas a música me ajuda muito na minha performance e principalmente na abstração da "guerra" psicológica em uma prova.

O mais importante é não deixar isso abater a gente. Continuar, teimosamente, lutando contra esta força mental e correr, por que, você pode ter uma certeza, pior é não correr.

Boas passadas.

Nenhum comentário: