sábado, 24 de dezembro de 2011

E O ANO PASSOU . . . CORRENDO

E aí, Corredor?!

Lá se vai mais um ano. Mais um ano marcado por muitas corridas e muitas novidades no esporte. Provas novas e interessantes invadiram o nosso calendário anual de corredor de rua em Brasília e no Brasil. E corri. Corri como um louco. Percorri quase 500k correndo este ano, apenas nas Corridas Sem Compromisso registradas e nas oficiais. Uma alegria só.

O ano começou na Corrida de Reis em Brasília. Corri os 10k da 41ª edição da prova pela segunda vez e gostei. Um percurso pouco usado e o horário de fim de tarde, agradabilíssimo para correr. E ainda não terminei a minha saga deste ano. Vou terminar a temporada na festa que é a Corrida de São Silvestre em São Paulo, que vou correr pela primeira vez com os amigos da Equipe X.

Em 2011 não corri uma  nova Maratona com em 2010. Voltei ao Rio para correr em julho a versão da Meia Maratona do evento em que a prova oficial é a Maratona Internacional do Rio de Janeiro. E foi ótimo. Na verdade, bati um recorde: fiz 4 Meias Maratonas este ano - Os 21k da Maratona Internacional do Rio de Janeiro, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, A Meia Maratona Internacional de Brasília e a Golden Four Asics, também em Brasília.

A Golden Four foi a novidade do ano. Uma prova que prometia ser rápida, ela confirmou o prometido. Em um circuito onde predominavam as descidas, apesar de termos subidas também, muita gente cravou seu recorde na distância. Não foi o meu caso, que, correndo com uma dor muscular na coxa esquerda (minha desculpa- rss) acabei fazendo o mesmo tempo da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, 1h48, meu recorde na distância.

Aliás, a Meia carioca foi a prova do ano para mim. Corri solto, tranquilo, sem aquelas "sabotagens" psicológicas que me perseguem durante as provas. E este foi um dos melhores acontecimentos este ano. Em várias corridas não fiquei me pressionando mentalmente, e corri bem, com total prazer. O prazer existe em todas as provas que faço, mas total, sem nada de chato no caminho, este ano aconteceu muito mais que nos anos anteriores.

O grande final do ano será mesmo a São Silvestre. Não esperava que correria um dia esta prova, mas este ano calhou de encaixar tudo, e lá vou eu encarar os 15k. Mesmo sendo uma distância tranquila, a prova é famosa e lotada de gente, o que torna o desafio grande. A ansiedade existe e estou doido para dar logo as minhas passadas no dia 31 de dezembro.

O Circuito das Estações Adidas fez parte dos quase 500k do ano também. Fiz 3 das 4 etapas, todas em Brasília. Perdi uma por vacilo e, acreditem, "preguiça" total e fiquei sem completar a mandala. Mas sem problema. Valeu pela experiência de correr esta que ainda é uma das melhores realizadas na cidade.

Na ECO30 bati outro recorde de tempo pessoal. Virou um recorde "oficioso", por que, apesar de no meu relógio com GPS e tudo ter marcado 22:40s o tempo oficial cronometrado pela organização foi 23:18s. Na verdade, os 5k da minha volta foram 5,12k. Mas, enfim, me considero um sub23 nos 5k. E correndo bem, chegando inteiro. Nossa equipe foi uma das primeiras a completar o percurso total. Muito bom.

A Volta do Lago reservou surpresas interessantes. Corri com uma equipe composta por funcionários da Caixa, empresa que patrocina e organiza o evento, e não funcionários e por isso competimos na categoria Geral. Mesmo assim, fizemos a ultramaratona de revezamento abaixo da nossa previsão, em pouco mais de 8h, tempo excelente. E, na categoria geral, ficamos no final em 7º lugar na categoria, uma marca incrível e que nos deixou muito felizes.

Mas a grande prova do ano foi, sem dúvida nenhuma, a Volta da Ilha em Florianópolis. Isso por que a superação da equipe foi demais. A prova é uma Ultramaratona de revezamento de 150k. E, nos vários postos de controle durante o trajeto, onde os atletas tinham que se reservar, conseguimos fechar todos antes do tempo de corte da organização e completamos a prova com uma pequena folga. Foi incrível realmente. E fazer o temido Morro do Sertão foi algo indescritível. 

Enfim, todas as provas tem sua história especial. O melhor mesmo é que o ano ainda está sendo muito bom nas corridas, continuo nas provas dando minhas passadas e cheio de projeções para 2012. Entre elas, mais uma vez, correr uma prova internacional, que ainda não aconteceu.

No mais, galera, um ótimo natal para todos nós e . . .

Boas e muitas Passadas neste 2012 ! ! ! 

Nenhum comentário: