domingo, 25 de março de 2012

DUAS CORRIDAS EM UM FINAL DE SEMANA


E aí, Corredor?!

Sandice? Loucura? Fazer duas corridas no mesmo final de semana não é recomendado nem para o mais experiente dos corredores, mas, neste final de semana, não teve jeito. Encarei duas provas, uma no sábado (24) e outro hoje, domingo (25).

Mas tem um detalhe aí que eu não contei para vocês, galera. As duas provas foram de pequenos 5 km. Sendo que uma delas foi em trilha e outra, aí sim, em asfalto mesmo. 

Estou falando da 1ª etapa do Circuito Cross Parques, que aconteceu no Jardim Botânico no sábado e da Corrida e Caminhada das Águas, que foi realizada no Parque da Cidade, no domingo.

De igual, além da distância, estas duas provas tiveram também o incrível atraso para a largada. A Cross Parques começou com cerca de meia hora de atraso, estava marcada para as 16h e acabou começando por volta das 16h30. Tudo bem que era final de tarde e isso nós corredores conseguimos tirar de letra. Mas a da Águas já foi bem diferente. A prova foi na manhã ensolarada e úmida do domingo em Brasília. E a prova, que já começava às 9h, horário já pouco utilizado pelos organizadores por conta do calor, acabou começando com mais ou menos 40min de atraso.

Pior no caso da Corrida e Caminhada das Águas é que, pasmem, faltou água. Só um ponto, no 2,5km, pouco para o dia quente. Não foi nada agradável não, meus amigos.

Mas fiquei feliz, por que em ambas fiz um tempo menor que os meus tradicionais 25min. Isso mesmo, continuo fazendo, de maneira natural, tempos que ano passado não conseguia. Depois de algumas provas de 10 km em que fiz em menos de 50min, agora fiz 2 de 5k em menos de 25min.

Na Cross Parques, alegria total. Apenas 500 participantes, número limitado pela organização para não degradar o local, dentro do Parque do Jardim Botânico, uma reserva de cerrado dentro da Capital Federal. A prova foi toda feita em trilha, com subidas excelentes e descidas fortes. Fui com o meu calçado de trilha e neste terreno sofri um pouco mais com ele que na Taboquinha por conta das pedrinhas pontudas na descida, o que atrapalhou um pouco minha performance.

Mas só um puquinho. Corri, no início, ao lado da amiga corredora Margaret, corredora experiente que tem em seu currículo 5 Conrades, a dura ultramaratona da Africa do Sul. Sempre ficou orgulhoso em correr uma mesma prova que ela.

O Circuito Cross Parques tem a característica de ser uma corrida "descompromissada". Nada de tapetes ou chips de cronometragem. Mas o percurso é bem aferido e tinha exatos 5k, cronometrado pelo meu Garmin. 

O início do percurso é de subida, íngreme e longa. Mas a maior dificuldade é passar pelos mais corredores lentos, já que a pista para correr é bem estreita e, no início, todo mundo fica na muvuca. Mas consegui e fiz um boa prova, descendo bem no trecho final, apesar das pedras no trecho e da pequenas depressões do terreno. Em alguns pontos, o terreno batido estava bem escorregadio, exigindo cuidados extras. Mas tudo bem. Ótima percurso e no fim, felicidade total. terminei com 23min46.

Hoje, 25, foi o dia da Corrida e Caminhada das Águas. Dia de sol quente e muita gente para correr. Nesta, muitos amigos da Equipe X. E dava 9h e nada de ser dada a largada. Chegou 9h30 e nada. E o sol queimando a cuca. Só 9h40 é que começamos a correr. O percurso, entro do Parque da Cidade, foi todo na pista dos carros. Saímos do estacionamento 7 (do Pirraça) e seguimos em direção ao Alpinus, voltando depois da Hípica. 

No começo uma subida chata de mais de 1k. Imprimi um bom ritmo e tentei mantê-lo durante a prova toda. Meu Garmin me enganou e "comeu" meu primeiro quilômetro corrido. Mas o tempo ele marcou. Saí bem na frente e na frente fiquei, me sentido o atleta de elite (rss). E, depois da subida, na volta, praticamente tudo esta descida, o que ajudou. Tempo final de prova: ótimos 22min10. Um dos meus melhores tempos para esta distância.

Apesar de todo o descompromisso destas duas provas, fiquei feliz pelos resultados e sei que elas foram importantes para o treino da Maratona. Rodagens pequenas e rápidas também são necessárias, e não só volume. 

E vamos treinar e correr. A sequência de provas, cria meio que sem querer, agora tem a Meia Maratona Internacional da Caixa em Brasília (queria ir a Golden Four em BH, mas não deu), e depois Fila Night.

E vamos correr!!!

Boas passadas.

2 comentários:

Danilo Confessor disse...

Olá Caique,

Meu nome é Danilo, cheguei ao seu blog quando pesquisava sobre corridas em Brasília. Estou gostando muito das informações que você posta por aqui.

Comecei a correr recentemente, minha primeira prova foi a "Corrida e Caminhada das Águas". Me empolguei e já estou viciando pelo esporte.

Tenho um blog, onde estou contando todo o meu processo para sair dos 145kg para os sonhados 80kg, lá eu postei como foi minha primeira experiência numa corrida de rua: http://www.confissoesdeumconfessor.com/2012/03/minha-primeira-corrida-de-rua.html

Também me inscrevi na Night Run, já estou treinando para tentar me superar.

Parabéns pelo blog. Já botei na lista dos que sempre leio.

Abçs,

Danilo Confessor
do blog "Confissões de um Confessor"

Caique responde disse...

Valeu Danilo!!!

Meu amigo, se você tiver perseverança e disciplina, pode contar conseguirá atingir a sua meta. E com prazer e saúde, meu amigo.

Já estou acompanhando seu progresso.

Obrigado pela força