sábado, 24 de março de 2012

SEU TÊNIS IDEAL

E aí, Corredor?!

O assunto não é novo aqui no E AÍ, CORREDOR. O tênis ideal para a corrida. Só que agora a grande novidade é a nova onda de calçados minimalistas para correr. No início do ano passado, esta vertente não era tão discutida assim entre especialistas e corredores. O negócio era, na hora de comprar o tênis, a gente saber o nosso tipo de pisada (neutra, supinada ou pronada) e, a partir daí, escolher o melhor pisante.

O tênis adquirido, assim, tinha sempre grande grau de amortecimento, preferencialmente. E a nossa pisada durante nossa corrida começava do calcanhar, onde o amortecimento geralmente é maior, e partia para a pontas dos pés.

Mas com os minimalistas e os calçados de performance, que já estão no mercado há bem mais tempo - são aqueles usados pelos atletas de elite que dão mais velocidade e são bem mais leves, com pequeno grau de amortecimento - esta história mudou e até o jeito de correr precisou ser alterado, voltando ao metódo natural, partindo basicamente da plantar para o impulso na ponta dos pés.

Na verdade, não existe aí nada de errado. Existe aquela que possibilita mais conforto e isso vai depender de cada atleta. Argumentos existem para defender cada um dos tipos de, digamos, passadas utilizadas durante uma corrida:


Pró-pisada com o calcanhar - atualmente, os calçados nos auxiliam na diluição do impacto, possibilitando cada vez mais conforto ao pisar com o calcanhar; A pisada com o calcanhar é uma aceleração direta do caminhar, tornando a prática da corrida algo mais simples para os iniciantes; Milhares de pessoas usam tal pisada, sem se machucar, há décadas; A pisada com a parte frontal do pé só é valida em terrenos naturais, com amortecimento, e não no asfalto/cimento das ruas e estradas.

Pró-pisada com a parte frontal do pé - A evolução do corpo humano selecionou tal morfologia de pernas devido à pisada com a parte frontal do pé, uma vez que o amortecedor natural é o conjunto articulações do pé/ gastrocnêmio (panturrilha); A economia de energia desta pisada é muito maior, pois a diluição do impacto é maior, acarretando menor oscilação corporal; Não é necessário um super tênis, já que o amortecedor do calcanhar não será utilizado; O tempo de contato com o solo é menor, tornando a passada mais rápida; Corredores que mudaram para esta pisada, vindos da pisada com o calcanhar, relatam diminuição ou desaparecimento de dores articulares, principalmente no joelho.

Vale dizer que os tênis com amortecimento são necessários sim para aqueles que estão iniciando na prática ou para os que já tiveram algum tipo grave de lesão e, acima de tudo, antes de resolver consulte um especialista, é claro.

Algumas perguntas básicas podem ser feitas para você se decidir entre um minimalista ou um tradicional. Qual o seu IMC (Índice de Massa Corporal - calcule na tabela ao lado); qual a sua quilometragem semanal média; se você tem tendência a sofrer lesões; qual o tipo de arco do pé (tipo de pisada).

Para saber seu tipo de pisada, existe um teste bem simples: molhar o pé numa bacia e depois pisar num papel ou folha de jornal e ver qual o formato que aparece, tendo em mãos o desenho de cada tipo de pisada. Veja aí ao lado estes desenhos.

Eu, particularmente, estou aderindo cada dia mais a esta nova onda dos tênis minimalistas. Ainda uso os próprios para minha pisada, que é neutra com leve pronação, mas a tendência é aos poucos substituir os meus tênis atuais pelos com menos amortecimento, por me proporcionarem conforto, performance natural e pisada que para mim está sendo mais saudável. Mas tenho um IMC bom, corro há 5 anos e já tenho uma biomecânica boa para correr, conquistada nos 4 anos de treino acompanhado por profissional.

O negócio é que as ofertas de calçados aumentaram, e assim a possibilidade de escolhermos o que melhor nos adaptamos.

Boas passadas.

Leia também: 

Nenhum comentário: