segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

CORRIDA PARA FECHAR O ANO

Pontão do Lago Sul, ponto de largada e chegada
da última corrida de 2012, 17,3k pelo Lago Sul

E aí, Corredor?!

E não é que ainda aconteceu mais uma Corrida Sem Compromisso em 2012?! Domingão de sol em Brasília e eu correndo pelo Lago Sul. Acredito que esta foi minha última corrida do ano por que na segunda, véspera de ano novo, devo guardar energias para a festança da passagem de ano. Mas, como o vício tá grande, sei lá (rss).

Elegi como palco desta última “prova” do ano um percurso descoberto, de certa forma, entre os diversos longões realizados para a Maratona: Pontão – Balão do Aeroporto – Pontão. Fiz este percurso no início do ano com Aline, Ivanilson, Ivan e Edna e consideramos o percurso muito tranquilo e ótimo de fazer. Basicamente plano, com subidas e descidas tranquilas, o percurso meio que margeia o Lago Paranoá, o que ajuda na questão umidade. Tudo bem que isso, neste domingo, influenciou para pior na corrida, já que o calor estava intenso e eu já pingava de suor nos primeiros 5 km.

Como mencionei, saí às 8h20 da manhã do Pontão. Logo que cheguei vi alguns corredores já partindo para suas passadas e muitos ciclistas para suas pedaladas. Aliás, os cliclistas estavam em peso. Eram vários grupos, que encontrei pelo caminho na minha corrida.

Comecei muito rápido. O pace era de 4:30min/km. Um grande erro. Quando já estava no 7º km, comecei a senti um pouco de cansaço. E não conseguia aumentar o pace, que passou então para 5:20min/km. Levei comigo um novo cinto com garrafas d’água. Eram 4 garrafinhas de 200 ml cada. Coloquei 3 de água e um com maltodextrina, para dar mais energia no trajeto já que só tinha um gel de carboidrato.

No quilômetro 9 senti o esforço e o calor. E reduzi bastante o ritmo para tomar água e me refrescar, chegando a correr no pace de 6:00min/km. Fiz isso em outras duas vezes. O início rápido e este calor foram os maiores inimigos. E senti as poucas e supostamente tranquilas subidas do percurso. Ainda na ida, encontrei um grande grupo de ciclistas. Acho que todos que estavam no Pontão e outros mais, muito mais por sinal, se juntaram e fizeram o Lago Sul todo. Muito legal de ver a galera passando.

No final, terminando no Pontão novamente, fiz 17,3 km em 1h39. Acabou que o pace médio ficou por volta dos 5min46/km, como tem sido nos últimos longões. Mas neste bem mais complicado de fazer. Mas, como sempre, ótimo de fazer.

A corrida marcou duas estreias: o novo cinto de água, que passou no teste e muito bem. Não balança nem um pouco, ficando bem firme. E as garrafas são fáceis de tirar e colocar. Depois, uma nova camisa de divulgação do E AÍ CORREDOR. É, meus amigos, ganhei de presente as camisas e resolvi já estrear uma delas, já que ganhei duas camisas. A outra será usada na Disney, na Meia Maratona.

E vamos que vamos que 2013 se anuncia como um ano de grandes corridas e várias metas: começa com a Meia Maratona da Disney, logo em janeiro, que será minha primeira prova internacional. E ainda tem a Maratona do Rio novamente, minha terceira, já programada. Na programação já definido isso, e tudo o que vier para essa preparação.

Ah! No último post fiz minha retrospectiva 2012. Então, acrescentando ao números, temos agora 192 registradas (oficiais e Sem Compromisso) e 2.349 km percorridos desde 2006. So em 2012 foram 779 km e 54 corridas.

Feliz 2013, galera. Com muita saúde, muitas realizações, muitas conquistas e metas superadas.

Ótimas passadas em 2013!

3 comentários:

ivana. disse...

Feliz Ano Novo, amigo ! E muitas corridas pra ti.

Caique Responde disse...

Valeu, Ivana!
Pra vocë também e Boas Passadas em 2013.

Danilo Confessor disse...

Feliz ano novo Caique. Que 2013 seja de muitas alegrias e realizações.

Abraços,

Danilo Confessor
Blog Confissões de um Confessor