terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O INCRÍVEL PODER DA COCA COLA


E aí, Corredor?!

Não! Não vou falar aqui de como a Coca Cola é deliciosa, gelada, num dia quente de sol ou depois de um treino bem complicado. Não vou falar de como ela é adorada, sendo o refrigerante mais popular do mundo, uma das marcas mais valiosas, uma presença quase obrigatória na geladeira de várias casas.

Nem vou falar do poder energizante da Coca. Vi, em uma matéria há um tempo atrás, que ela estava sendo muito usada principalmente por triatletas como repositor energético. O xarope contém altos índices de glicose, bom para dar energia em treinos de alto performance. E por isso eles estavam preferindo ela a isotônicos ou gel de carboidrato durante o treino.

Na verdade, achei outra função inusitada para o poderoso líquido. Limpeza de medalhas de corridas manchadas. Vou contar como descobri isso para vocês.

O problema - Estava com problemas de manchas em algumas medalhas de corrida, parecidas com ferrugem, que estavam deixando bem feias a tão valiosa lembrança das provas. Acho que o problema é que, depois da prova, com o corpo suado, eu recebia a medalha e pendurava no pescoço, mostrando orgulhoso o feito. Afinal, no caso do Brasil, é onde eu posso usar e mostrá-la. Depois, chegava em casa, enrolava a medalha na fita e guardava a mesma numa lata, lugar que achei ideal para tal.

Mas acho que eu precisava limpar a medalha, tirar o suor que do que passara para ela. E não fazia isso. Isso, acho, é o principal motivo de algumas das minhas medalhas ficarem manchadas.

Outro motivo, é claro, deve ser o material usado, por que isso não aconteceu com todas as medalhas que usei depois da prova.

Enfim, o meu problema era que queria tirar aquela mancha, principalmente em medalhas mais bonitas ou de corridas memoráveis. Como foi o caso da medalha da Corrida do Fogo, que ficou bem prejudicada pelas manchas.

A Coca Cola - Procurei no “Dr. Google” uma solução para o problema e, em uma dos sites, mais precisamente em um fórum onde outros corredores perguntavam sobre uma solução para o mesmo problema, vi ali um colega que apresentou esta opção inusitada, usar a Coca para o serviço de limpeza.

Não acreditei a princípio mas, como não via solução e não queria perder a medalha, resolvi fazer o teste esta semana. Deixei a medalha imersa na Coca durante a noite e no dia seguinte, fui ver o resultado.

Medalha quase totalmente recuperada
após o banho de imersão na Coca Cola
Deu certo! Não limpou perfeitamente a medalha por que ela estava bem danificada, mas deixou ela com um aspecto bem melhor. Limpou até sujeiras que ficaram no metal. Enfim, achei que serviu muito bem para o que eu queria.

Infelizmente não tirei a foto da medalha antes da Coca, mas pensem em uma bem danificada, cheias de manchas pretas. O resultado, depois de uma noite de imersão, foi o que vocês podem ver na foto ao lado.

Uma medalha que eu já estava dando por perdida foi recuperada pela Coca Cola.

Se tiverem alguma feinha, podem testar. Mal não vai fazer. No máximo, usem um pouco e deixem o resto do líquido para matar a sede.

Boas passadas.

7 comentários:

luizz disse...

E dá-lhe Coca "bombril" haha

Abraços Caíque!

ivana. disse...

Não sabia da propriedade deste refrigerante ! Boa dica. Beijo e bons treinos.

Unknown disse...

Olá caique

Esta semana iniciei uma nova área no Correr o grande vicio. Onde toda semana irei indicar algumas postagens para o pessoal, e esta semana seu relato está ;)

Bjs

Unknown disse...

Amigos Corredores
Usei a Coca e deu certo. Mas o lance também é usar bicarbonato de sódio, dica de uma amiga minha que é química.
E obrigado pelo indicação do Blog, galera do Correr o grande Vício

Carol disse...

Hahah vou testar!! Minhas medalhas estão ficando feinhas.
Abraços!

Unknown disse...

Fiquei curioso !! Normalmente uso um método artesanal, testarei " Coca-Cola hehe

Atelie da Saude disse...

Vou testar amigo, pois algumas das minhas tbm estão manchadas. farei isso e vamos ver. tomara que saiam as tais machas escuras.

Valeu e boas provas a vcs