quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

BOAS MANEIRAS NAS CORRIDAS


E aí, corredor?!

Uma interessante matéria da Revista O2 de janeiro de 2010 foi o Guia de Boas Maneiras em Provas. Quem já não foi atrapalhado por um corredor mais lento, ou que, sem querer, machucou de alguma forma o pé por que viu um copinho de água jogado bem no meio da pista de corrida? Com tantos praticantes, que crescem a cada dia, é necessário de cada um uma grande dose de bom senso para correr sem incomodar ninguém. 


A matéria da revista editou apenas 7 boas maneiras. Acredito que temos bem mais, mas vamos a elas:

  • Não Atrapalhar: cada corredor sabe o ritmo que vai seguir durante a prova. Quem está iniciando no esporte sabe que fará uma prova mais lenta. Então, na hora da largada, o melhor é se posicionar do meio para trás do pelotão, para não atrapalhar aqueles que estão correndo a mais tempo e que tem um ritmo mais forte. 
  • Evitando aglomerados: em todo posto de hidratação tem sempre aquela multidão desesperada atrás do copinho de água, principalmente no primeiro. A primeira regra aqui é saber que os organizadores sempre disponibilizam mais local com vários copos, que são colocados em linha, formando uma espécie de corredor, nos dois lados do percurso. Sendo assim, não é necessário parar apenas no primeiro ponto. Se estiver cheio, vá correndo que um deles estará mais vazio. E se achar que pode aguentar mais um pouco, comece sua hidratação no próximo posto. Em uma corrida de 10 km eles geralmente estão dispostos a cada 3k.
  • Evitar canteiros: correr próximo a calçada pode parecer o mais certo, mas pode ser perigoso, por que se alguém for desviar, pode tropeçar na calçada em cair ou mesmo trombar no outro corredor. Os especialistas indicam que o atleta fique no meio da pista mesmo, atento a tudo que acontece ao seu redor. Na verdade, o melhor é procurar um ponto onde a aglomeração de atletas seja menor.
  • Não formar paredões: estes paredões acontecem quando um grupo de amigos corre junto e passa a prova toda lado a lado. Se o grupo for grande e o intuito for recreação, o melhor é que o ele se instale no fim da prova, podendo correr lado a lado e não atrapalhando que quer fazer tempo na prova.
  • Chegar cedo: quanto mais cedo, melhor para todo mundo. Assim, nas provas que o chip ou mesmo o kit é distribuído apenas no dia, você terá tempo de sobra para pegar tudo, guardar o kit e amarrar tranquilamente o chip no tênis. E ainda se posicionar no melhor local na largada.
  • Não jogar lixo na pista: é comum nas provas ver aqueles copinhos espalhados no meio asfalto, não só perto dos postos de hidratação como também pelo percurso. Isso pode até causar um acidente, além de ser ecologicamente, para dizer o mínimo, errado. O melhor é jogar os copos, e até mesmo as embalagens do gel de carboidrato, nos cantos da pista para não atrapalhar, ou, de preferência, perto dos postos de hidratação onde tem gente para recolher o lixo.
  • Usar o banheiro químico: acreditem, tem gente que para no meio da pista para fazer o xixi. Já vimos isso até em transmissão de maratona nas olimpíadas. Errado. A pessoa está correndo no meio de um monte de gente, de repente, desvia para correr para o poste ou para mesmo próximo ao meio fio e se abaixa para urinar. Fora o risco de acidentes, é muita falta de educação. Faça o "pipi-stop" antes ou procure um banheiro químico, que as organizações devem oferecer. 

Boas passadas, obedecendo as regras básicas de convivência entre todos os atletas.

Fonte: Revista O2, edição de Janeiro de 2010.

4 comentários:

Luiz Souza disse...

Olá Caíque.
Pois é, com o crescimento das corridas, assim como tudo o que envolve pessoas, temos que nos preocupar com "regras ou dicas de boas maneiras".
E isso deveria ser natural do ser humano.

Valeu pela disponibilização e tomara que muitos "perdidos" caiam nessa postagem, aprendam e sigam os conselhos.
Abraços

ivana. disse...

Oraganização é primordial !! Meu carinho e bons treinos.

Hayra Lima disse...

Fala corredor! ;D
Olha tenho um foto eu desviando de uma senhora quase deixa um jeito no meu pé! Era aquelas corridas e caminhadas, já me deparei com paredões também, na corrida de reis então foi terrível...mais é tomar cuidado sempre né! E correr!
meu link do blog, se puder me seguir te agradeço!

http://correeguerreiros.blogspot.com.br/

Caique Responde disse...

Fala Corredores!!!
Pois é, educação nunca é demais. Só que tem muita gente sem noção nas corridas. Seria bom se no kit viesse um folheto com esta dicas.
Hayra, vou seguir sim.
Boas passadas.