domingo, 10 de março de 2013

LONGÃO EVOLUA E EQUIPE X

E aí, Corredor?!

O que leva uma pessoa a acordar às 5h50 da manhã num domingo, dia oficial da preguiça, depois de uma semana puxada de trabalho? Correr, meus amigos! Correr!

E como estaria arrependido se não tivesse feito este "sacrifício" de acordar cedo para curtir um domingão de longão. E este especial, por que juntou duas equipes para correr. Muito mais especial ainda por que era um percurso feito 90% em trilha, no meio do mato, correndo dentro de um riacho e com mata fechada. 

A Equipe X foi convidada pela Evolua para participar do longão que eles programaram para o domingo, no Altiplano Leste. Já corri lá outras vezes, tendo como ponto de partida a chácara da Silvia. O percurso é muito requisitado por corredores malucos, mas principalmente ciclistas e motociclistas que adoram curtir a bela paisagem e as difíceis trilhas com suas bikes e motos.

Altiplano Leste - o Altiplano é um novo bairro de Brasília, que fica depois do Lago Sul. No início, só composto por chácaras mas hoje já em muitas partes loteado para condomínios, ainda irregulares. Mas existe, no final, uma área ainda preservada, que os donos conservam seus oásis de verde, cuidando de espaços cercados de natureza e tranquilidade.

Evolua e Equipe X juntas no longão do Altiplano Leste
Ali, fazendo a trilha correndo, de bike ou moto nós podemos ver grandes morros, com paisagens belíssimas. Um riacho corta a trilha e o Rio Paranoá desce caudaloso para quem chega perto dele, num visual bem diferente para um local tão próximo a um centro urbano.

Percurso - o percurso, desenhado pela Evolua, já era conhecido de todos nós da Equipe X, que já fizemos outros longões por ali. Saímos da chácara da Silvia e, em um terreno plano, corremos em uma estrada de terra para depois chegar no asfalto e, novamente, cair e outra estrade de terra. 

Nesta segunda estrada já começamos a pegar terrenos mais acidentados, com algumas subidas e descidas até que, fazendo uma curva, tudo muda. A pista fica mais estreita e cheia de cascalho e ali sim começa a aventura.

Aline e Thaís correndo pela trilha
O sentido que tomamos foi o que pegamos inicialmente mais descidas que subidas, o que torna o início da corrida mais tranquilo. Isso vai até o riacho, quando corremos dentro dele, colocando o pé na água mesmo.

Antes de pegar a parte mais dura, e que tem a distância menor (ainda bem), um refrescante banho no Rio Paranoá. Depois, volta ao riacho até que, pronto, subimos e subimos e subimos.

Passamos pela apelidada "trilha da bundinha", que ganhou este nome pelos ciclistas que ali, para pedalar e conseguir subir, tem que levar a bunda do selim. E depois dela tinhamos mais subidas, e mais fortes ainda. Foram cerca de 6 km assim, subindo até chegarmos ao asfalto e pegarmos o caminho de volta para a chácara da Silvia, naquele mesmo terreno plano e tranquilo.

O riacho, um desafio diferente do longão
Dois pontos de hidratação, com água, isotônico e maltodextrina, foram colocados no percurso. Mas alguns atletas também levou o seu próprio reservatório de água.

Total da distância: 14,7 km.

Evolua - a Evolua é uma equipe grande de corrida de Brasília. Bem estruturada, oferece treinos para cerca de 190 alunos, sendo que o local mas utilizado é o estacionamento do Cine Drive-in, no autódromo. No longão de hoje ela era maioria, com mais ou menos 50 corredores.

Equipe X - a nossa Equipe levou menos atletas. Eu (Caique), Aline, Nirley, Eduardo, Chamon, Susete, Sérgio, Gracie, Thaís, Rafael, Ivanilson, Silvia, Kennedy, Jailto, Maria, Marco, Gislene, Tião e Matheus. 

Foto antes de começar a correria, com a turma
da Evolua e a da Equipe X


2 comentários:

ivana. disse...

Que circuito legal, amigo. Parabéns !

Caique disse...

Turma muito boa, Ivana.