segunda-feira, 29 de setembro de 2008

CORRIDAS E VIAGENS - I

RIO DE JANEIRO - MEIA MARATONA

E aí, corredor?!

Correr pelas ruas da cidade maravilhosa há muito tempo deixou de ser um privilégio apenas dos cariocas. Existem tantas provas interessantes na cidade que cada vez mais corredores, brasileiros e estrangeiros, tem se aventurados nas corridas de rua do Rio de Janeiro. Nada surpreendente já que esta acolhedora cidade sempre está de braços abertos para acolher qualquer um que queira conhecê-la. Afinal, o Rio é a cidade brasileira mais visitada pela sua beleza natural, composta de belas praias e morros. Seja no Pão de Açúcar ou na bela Baia de Guanabara, ou no Cristo de Redentor que abençoa toda a cidade, ou mesmo nas belas e muitas praias, o turista tem sempre um lugar para se lembrar para sempre quando passeia pelo Rio.

Participar da muitas provas existentes é um convite mais do que prazeroso para a prática da corrida. Afinal, grande parte das corridas utilizam a orla carioca como pano de fundo. Se não são as praias, é a Baia de Guanabara que acompanha os corredores.

No dia 12 de outubro próximo acontece uma das mais sensacionais provar de rua do Rio de Janeiro e do país, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O percurso, que sai de São Conrado e passa pelas lindas praias da zona sul termina no Aterro do Flamengo. São 21,1km de beleza e visual imcomparáveis. 

Aproveitar a corrida como um bom motivo para curtir a cidade maravilhosa é uma excelente pedida, sem esquecer, é claro, que o mais importante é a corrida. São muitos pontos turísticos para serem visitados e muitos locais fantásticos para conhecer. 

Cristo Redentor para conhecer de perto uma das imagens mais lembradas pelos turistas do Brasil, e uma das maravilhas do mundo, o Cristo. Não são poucos os que se emocionam ao ver a imensa estátua de perto. O Pão de Açúcar também merece uma visita, local do famoso bondinho de onde se tem uma vista privilegida da Baia de Guanabara.

As praias são muitas. Temos Ipanema, praia da moda, Copacabana, a preferida dos turistas estrangeiros, Barra da Tijuca e Recreio, um pouco mais distantes, mas lindas. E mais longe ainda temos as praias frequentadas mais por surfistas, Grumari e Prainha, preservadas da especulação imobiliária.

A Floresta da Tijuca é um dos locais preferidos pelos amantes das caminhadas e do ciclismo. É a maior floresta urbana do mundo. O Jardim Botânico é um oásis na floresta de concreto, com suas plantas centenárias.

Além da Meia Maratona do Rio, a cidade tem outras provas muito boas e que atraem muitos corredores, das quais destaco:
- Maratona CAIXA da Cidade do Rio de Janeiro - em junho (http://www.maratonadorio.com.br)
- Circuito das Estações Adidas - uma prova a cada estação, com percuros de 5km e 10km (http://www.ativo.com/Eventos)
- 10k Rio Corrida Panamericana - (http://www.10krio.com.br)
- Circuito de Corridas da Caixa - 5km e 10km (http://www.ativo.com.br)

Para conhecer e saber mais sobre o Rio e suas corridas, clique nos linques:
- http://www.yescom.com.br
- http://www.ativo.com.br
- http://www.riodejaneiro-turismo.com.br/pt/
- http://www.copacabana.tur.br/pontosturisticos/
- http://www.copacabanrunners.net

Algumas dicas para a Meia Maratona do Rio:
Hidratação - cerveja não é hidratante, é diurético. O álcool é tóxico e dever ser consumido muito longe do horário da corrida. E também não comemore sua chegada com cerveja. A perda de líquido numa corrida jamais pode der compensada com bebidas alcóolicas. Beba água em todos os postos da prova, no mínimo 200ml a cada 30 minutos e na chegada beba bastante líquido.
Nutrição - alimente-se, antes da prova, com alimentos ricos e carboidratos e de fácil digestão, moderada em proteínas e com baixo teor de gordura. Durante a corrida a supolementação deve ser feita com ingestão de carboidratos na forma a qual o corredor está acostumado
Acessórios - a camiseta deve ser fresca, clara e já ter sido usada algumas vezes, o calção também deve ser feito de tecidos leves e claros, sem desenhos que possam raspar em partes do corpo como virilha e coxas, meias de cano curto e sem elástico, o tênis não pode ser novo, pois o calçado deve estar amaciado, utilize boné ou viseira. Use protetor solar em todos os momentos (treinos e corrida) com fator mínimo de proteção 15 e contra raios ultravioleta A e B (UVA e UVB). Procure aqueles resistentes ao suor.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

BRASIL FICA EM 8º NOS JOGOS PARAOLÍMPICOS

E aí, corredor ?!

Vocês já devem saber da classificação brasileira nos jogos paraolímpicos da China há muito tempo. Mas não custa relembrar o orgulho de termos tantos exemplo de superação em nosso país. Se o nosso futebol masculino não consegue trazer o ouro, o paraolímpico, com 5 brasileiros que honram a camisa amarela, já são bi-campeões. 

E no atletismo tivemos o grande Lucas Prado que participou de 3 provas de velocidade, 100 metros, 200 metros e 400 metros, e faturou o ouro nas três. A natação teve as maiores conquistas. Daniel Dias conseguiu 9 medalhas, sendo 7 individuais e 2 no revezamento. André Brasil faturou cinco, sendo 4 de ouro.

Mas tivemos mais heróis. Antônio Tenório sagrou-se tetracampeão no judô paraolímpico. Tivemos prata nas duplas do tênis de mesa, prata e bronze na bocha, bronze na equitação.

Se pudemos nos orgulhar dos nossos atletas olímpicos que tiveram uma participação muito boa em Pequim, podemos nos orgulhar muito também dos nossos grandes heróis paraolímpicos, que venceram suas limitações para defender o Brasil na China.

Temos muito a aprender com estes grandes homens e mulheres. 

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

10K NIGHT SUDOESTE

E aí, corredor ?!

Uma corrida para esquecer.

A 10k Night do Sudoeste foi a corrida mais mal organizada que já participei em Brasília. 

A corrida começou com um certo atraso, mas até aí tudo bem por que não é exclusividade. Um grande número de corredores que tiveram que se virar no apertado espaço destinado à corrida, já que em avenidas que têm duas faixas para os carros, uma foi reservada para corrermos. Nas o pior foi que o trânsito teve que ser parado por que, em vários pontos do percurso, os corredores tinham que cruzar as faixas para correr, impedindo o acesso dos carros. Os motoristas do bairro, incompreensíveis, fizeram buzinaços a cada segundo da prova.

Os pontos e água, dois no total além do da chegada, eram poucos para o clima da cidade, que nesta época tem a baixa umidade como característica. Esqueceram de um trecho onde os corredores de 10km, que tinham que dar duas voltas no circuito, ficaram sedentos.

Mas o pior foi faltar camisas para todos os corredores. Simplesmente uma boa parcela dos atletas ficou sem a camiseta que deveria fazer parte do kit do atleta. E, ainda hoje, um dia útil após o evento, sequer receberam notícia sobre quando irão receber o material. Uma falta de compromisso e amadorismo sem tamanho da organização.

A festa, que tinha tudo pra ser bonita, perdeu totalmente seu brilho. E eu mesmo vou evitar ao máximo participar de qualquer outra corrida que seja organizada por estes representantes.

Escrevam o nome aí: Mais Tênis, loja que cedeu o espaço e o nome para a distribuição do kit; Velox e BsbFitness, organizadoras do evento. Se tiver eventos por aí destes organizadores, fiquem de olhos bem arregalados para não serem surpreendidos como eu e vários amigos corredores foram surpreendidos.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

PARAOLIMPÍADAS

E aí, corredor ?!

No sábado, dia 6 de setembro de 2008, no Estádio Nacional de Pequim, nosso conhecido "Ninho do Pássaro", tiveram início os Jogos Paraolímpicos. E entre as 148 delegações presentes na competição estava o Brasil, com seus 188 atletas que competirão em 17 modalidades diferentes. Esta é a maior delegação de todos os tempos.

Nossos atletas já acumulam medalhas desde o início da competição. Em 4 dias, foram 17 no total, sendo 5 de bronze, 4 de prata e 8 de ouro. O país ocupa o 5º lugar no quadro geral de medalhas, que tem a China em primeiro com 53 medalhas seguida pela Grã-Bretanha, EUA e Ucrânia.

Entre as oito medalhas de ouro conquistadas, uma já foi trazida pelo atletismo, tendo de sobra a quebra de um recorde mundial. Lucas Prado, que já era o recordista mundial dos 100 metros rasos categoria T11 (deficientes visuais) ganhou a prova com o tempo de 11s03, e disse à reportagem que só não baixou o tempo da casa dos 11s por que teve uma série de contusões durante o ano.

Ainda no atletismo, Terezinha Guilhermina e Ádria Santos levaram, respectivamente, prata e bronze na mesma categoria, 100m rasos T11.

A Sportv transmite os jogos em dois canais na NET e SKY mas os resultados podem ser acompanhados também pela internet, já que todos os provedores estão com excelente cobertura dos jogos. Mas tem ainda o site do Comitê Paraolímpico Brasileiro (http://www.cpb.org.br/).  

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

BENEFÍCIOS DA CORRIDA

E aí, corredor ?!

Que a prática regular de exercícios físicos é benéfica para a saúde todo mundo já está cansado de saber. Mas quais são mesmos os benefícios que a prática regular da corrida pode trazer para o atleta ?

Alguns fatores são importantes para fazermos esta análise. Características físicas, carga de exercícios e idade são apenas algumas delas. Mas, no geral, a prática da corrida pode proporcionar melhorias como:
- melhoria do condicionamento físico;
- aumento da forca muscular;
- melhoria da capacidade aeróbica;
- aumento da flexibilidade;
- melhoria da concentração e memória;
- menor predisposição em desenvolver doenças cardiovasculares e hipertensão, além de problemas com colesterol e diabetes;
- aumento da resistência do sistema imunológico.

Mas, independentemente da idade, o mais importante é, antes de começar qualquer atividade física, consultar um médico para saber de suas exatas condições.

Agora, podendo, a corrida traz muito mais benefícios do que o contrário. Então, não perca tempo.  

sábado, 6 de setembro de 2008

A ESCOLHA DO TÊNIS IDEAL

E aí, corredor ?!

Um dos primeiros pensamentos que vem a cabeça de quem coloca a corrida como um esporte regular é a sua acessibilidade, já que trata-se de um esporte de baixo custo e cuja prática não requer obrigatoriamente a presença de outra pessoa, sendo que o atleta depende apenas de sua  força de vontade.

Mas a decisão de tornar o esporte uma prática regular não é tão simples assim. Na verdade, o único acessório necessário para a corrida requer cuidados. Isso mesmo, escolher o tênis não é tão fácil, já que uma escolha certa pode evitar muitos problemas futuros de lesões, já que não podemos esquecer que a corrida é um esporte de alto impacto.

A escolha do tênis esbarra em fatores diversos que vão desde o reconhecimento do seu tipo de pisada até, por que não, a beleza do calçado, para os mais vaidosos ou antenados com a moda. Existem até calçados que entre seus atrativos está a possibilidade de se incluir um acessório que possibilita o acompanhamento do desenvolvimento do atleta, como o Nike Sport Band por exemplo.

O primeiro passo para a escolha mais acertada de um tênis e fazer uma avaliação física, onde são analisadas o tipo de pisada do corredor, as características do pé e como funciona o corpo na corrida.

Feita a avaliação, temos já um direcionamento a seguir. Na escolha do tênis ideal para a sua pisada entre tantos existentes, já que são vários os modelos oferecidos, observe a qualidade do material. Existem borrachas de amortecimento que demoram mais para voltar ao normal depois de uma corrida, o que vai exigir mais tempo de descanso para o tênis entre uma prática e outra (especialistas recomendam um descanso de 48h entre um treino/prova e outro para utilização do tênis).

Além da borracha de amortecimento outro fator importante do calçado é o conforto. Um pequeno incômodo nos pés pode tornar insuportável o treino ou a prova. Por isso, antes de escolher pela beleza, escolha o conforto.

Veja também a estabilidade que o calçado proporciona. Para tanto, aconselham os especialistas, verifique no solado, na parte que corresponde à curva do pé onde toda a carga das passadas fica concentrada, se existe um material resistente. Não utilize também calçados com sola muito fina para evitar para não sentir muito as irregularidades no solo.

Outro detalhe: esqueça aquela sua paixão pelo tênis velho. Para praticar corrida é fundamental trocar o calçado periodicamente. Especialistas recomendam que o corredor não pode deixar passar de 700 km de uso. Depois de desgastado, o tênis perde toda a função de amortecimento e estabilidade, o que pode causar lesão na sobrecarga como fraturas por estresse. 

Seguidos os passos é amarrar o "pisante" novo e sair para a rua. 

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

CORRA PARA SALVAR O PLANETA

E aí, corredor ?!

A degradação do meio ambiente é séria e cada vez mais evidente. Florestas sendo desmatadas, rios morrendo, cidades poluídas, mares cheios de lixo, espécies animais e vegetais sendo extintas, o buraco da camada de ozônio, o superaquecimento global são apenas algumas provas de que tem algo errado com o planeta.

Não é possível mais parado, sem tomar nenhuma atitude, por menor que seja, pois isto afeta a todos. E nós, amantes de esporte ao ar livre, influenciados que somos pelos efeitos degradantes da poluição ambiental, precisamos tomar posturas mais veementes com relação a este tema.

Basta lembrar que um dos assuntos mais comentados antes do início das olimpíadas de Pequim, um dos fatores que mais preocupava a organização dos jogos era o efeito da poluição da cidade sobre os atletas de esportes ao ar livre, principalmente a marcha atlética e a maratona, que exigem mais dos competidores.

E não foi sem fundamento esta preocupação. Na marcha alguns atletas sequer chegaram ao final da prova, desistindo ou desmaiando pelo caminho. Na maratona, corredores como os nossos Marilson e Franck Caldeira nem conseguiram chegar ao final, mesmo tendo se preparado em ambientes tão inóspitos quanto Beijin.

Por isso não posso deixar de abrir um pequeno espaço neste blog para falar de uma notícia que chamou muito a minha atenção relacionado com o tema do meio ambiente. Saiu em muitos jornais e revistas de grande circulação do país e na internet, nos principais sites.

Uma grande mancha, que pode ser vista por quem viaja de avião, foi encontrada no pacífico, a 2 mil km do Havaí. É o maior depósito de lixo marinho já visto em todo o planeta. São 3 milhões de toneladas de dejetos, representados por pedaços de plástico, restos de redes de pesca, roupas, garrafas e uma infinidade de outros detritos produzidos pelo homem, jogados indiscriminadamente no mar ou nas areais das praias, recolhidos depois pelas correntes marítimas.

É isso mesmo. Não é apenas a destruição das florestas e dos rios de água doce que afeta o planeta. O mar também pede socorro. A cada canudinho de refrigerante, copo plástico, garrafas peti jogados na praia alimentamos esta imensa ilha de detritos. Se pensarmos coletivamente, imagine cada um dos bilhões de habitantes do planeta jogando um lixo deste. Não é de se surpreender que isto tenha acontecido.

Precisamos parar de tratar o planeta como um grande depósito e pensarmos nela como um ser vivo, que precisa de nosso cuidado e nossa atenção para não morrer e levar-nos juntos com ela.  

segunda-feira, 1 de setembro de 2008

CORRIDA DE RUA CAI NO GOSTO POPULAR

E aí, corredor ?!

Diversos estudos demonstram o crescimento das corridas como prática esportiva preferida por muitos esportistas. A cada ano, mais e mais corridas são organizadas em todo o país e conta com a participação de um número crescente de participantes.

As corridas de rua surgira ainda no século XVIII na Inglaterra e ainda naquele século espalhou-se pela Europa e Estados Unidos. Após a primeira maratona olímpica, a modalidade difundiu-se ainda mais tendo seu apogeu por volta de 1970, principalmente nos EUA, com a teoria do norte-americano Kenneth Cooper sobre os benefícios de sua prática.

Foi também na década de 70 que as primeiras provas permitindo a participação popular surgiram, onde primeiro largavam os atletas de elite e depois os praticantes.

Atualmente, com os problemas da vida moderna, onde a competitividade estressante e os recursos tecnológicos tornaram o homem extremamente sedentário, é no hábito de correr que muitos recorrem para promoção da saúde, da melhoria estética, da integração social, da fuga deste estresse da vida moderna. Ainda mais por se tratar de um esporte acessível a todas as camadas sociais, que demanda baixo custo tanto para corredores como ara os organizadores de eventos.

A Federação Paulista de Atletismo, em levantamento realizado em 2005, constatou um grande aumento no número de corridas e participantes no estado. Somente naquele ano, 250 provas foram realizadas, com um número de 250 mil participantes.

Nas corridas de inverno do Circuito das Estações promovida pela Adidas este ano, em São Paulo obteve-se o número recorde de mais de 5 mil inscritos. Em Belo Horizonte, capital mineira, onde a prova também é realizada, também tivemos recorde: mais de 3 mil corredores.

Na São Silvestre, mais popular e tradicional corrida de rua do país, o número de inscritos, há alguns anos teve que ser limitado tal é a procura pelo evento. Hoje, o número de inscrições está limitado a 15 mil atletas.

E a tendência do esporte é de ter cada vez mais adeptos e provas. Nos últimos anos, por exemplo, percebe-se que o interesse das mulheres vem crescendo, sendo que em vários estados já existem corridas específicas para este público, como o Circuito Vênus, que acontece no Rio de Janeiro em setembro.