domingo, 10 de janeiro de 2010

40ª CORRIDA DE REIS DE BRASÍLIA


E aí, corredor?!

Voltamos ! Para celebrar o ano que vai ser 10 com certeza. O ano de 2010 promete muitas coisas boas. Para mim, a consolidação da corrida como meu esporte de prática habitual e os novos desafios para manter "a pegada" nos treinamentos e na vontade de correr.

Comecei o ano de maneira inédita. Este ano completo 4 anos de corridas. Pois é. Já vai longe a prova do dia 25 de agosto de 2006, minha estréia nas ruas, com a Corrida de Duque de Caxias, no Setor Militar Urbano em Brasília. Foram os meus primeiros 10 km. Mas não consegui em 2007, 2008 e 2009 me inscrever para participar de uma das mais tradicionais corridas de rua da cidade, a Corrida de Reis, que sempre acontece no primeiro final de semana do mês de janeiro.

Este ano eu estava lá. A prova, depois de muitos anos, voltou a ser realizada à noite. Bem, à noite é modo de dizer, por que com o horário de verão, o sol das 18 h estava "rachando a cabeça" de todo mundo. Mas nada que desanimasse os mais de 6.300 (segundo a organização da prova) atletas que lotaram o Eixo Monumental de Brasília para mais esta festa do corredor. Uma festa que, além de atletas da cidade contou com a presença de corredores de outras cidades do Brasil e também os temidos quenianos, que levaram no feminino mas no masculino deu Brasil.

As distâncias eram de 6 km e 10 km. O percurso, para resumir, começava com uma pequena subida, depois uma grande descida de 5k e para terminar uma enorme subida de mais de 4k para mim e outros atletas que fizemos 10k.

Mas a corrida foi muito especial. Primeiro por que em Brasília não havia corrido ainda com um número tão grande de atletas. Depois, por que nós, da Equipe X, corremos em grupo, em ritmo de treino. Tanto que terminamos a prova em 55 minutos (aferição pessoal), o que hoje, para todos que estavam no grupo, é um tempo grande. Mas nada que tirasse o brilho de poder voltar a dar as passadas, e junto com os amigos, brincando em todo o percurso.

A organização foi perfeita em quase todos os quesitos. O kit do atleta bem completo, com camiseta, boné e squeeze para água, além de uma bolsa para carregar tudo bem maneirinha. O circuito só não foi mais interessante por que não terminamos a prova correndo dentro do estádio de futebol, como aconteceu em outros anos. Tivemos 3 postos de água no percurso e o único problema aqui é que o primeiro posto ficou distante, depois do 3º km, o que gerou a insatisfação minha e de outros colegas. O kit de reposição foi o básico, com água, suco, um tablete de goiabada, banana e maçã.

O chato foi percorrer uma enorme distância entre a chegada e o local da saída, passando pelos postos que estavam distribuindo água e suco e depois pelo que estava distribuindo a medalha e o kit de reposição e recolhendo os chips. Uma distância interminável, que passava por dentro do ginásio, onde seria feita a festa de encerramento, que foi abrilhantada pelo excelente show da banda carioca Biquini Cavadão.

Mas, no geral, a corrida para foi excelente. Adorei o percurso, diferente e fora dos locais exaustivamente explorados ano passado, quando cansamos de correr na Esplanada dos Ministérios. Achei a medalha muito legal, a primeira de 2009. E o show, que fiquei para ver, foi muito bom mesmo.

Ou seja, voltamos com toda a força em 2010 às corridas. Pretendo este ano correr muito na "pipoca" das provas, ou seja, sem pagar inscrição e selecionar criteriosamente aquelas que vou pagar para participar, e fazer muitas "corridas livres", com os amigos, em locais diferentes, conhecendo cada ponto de corrida desta cidade tão cheia de espaços para nossa prática. Além do que, como já mencionei, quero ver se consigo correr uma maratona e uma corrida fora do Brasil, provavelmente Buenos Aires na meia que acontece lá em setembro.

E pretendo, também, estar mais presente no blog, já que no final do ano passado o espaço entre as publicações ficou grande, uma vez que eu simplesmente não conseguia tempo para parar e escrever. Mas este ano a prioridade é o Blog e, quem sabe, criar também um Twitter, nova onda da internet.

Espero que todos me acompanhem nesta jornada de 2010.

Boa passadas!

Nenhum comentário: