terça-feira, 29 de março de 2011

10 KM. A DISTÂNCIA MAIS BRASILEIRA DAS CORRIDAS DE RUA

E aí, corredor?!

A distância de 10k é a mais brasileira das provas de corrida de rua. Negligenciada em outras partes do mundo, onde o que prevalece é a Maratona e a meia maratona, e até mesmo provas de 6k ou 7k, a distância de 10k praticamente não aparece nos calendários internacionais.

E no Brasil ela é a coqueluche. Na verdade, acredito que isso se deve mais por que somos “crianças” na organização de provas de rua. O boom começou há cerca de 10 anos, quando os adeptos foram crescendo e aumentando, tornando o esporte, hoje, o segundo mais praticado no país.

E as provas de 10k, tenho certeza, ajudaram muito neste crescimento do esporte. Para os amadores e principalmente iniciantes, uma etapa a ser vencida antes de se encarar uma distância maior, como os 21k ou mesmo 42k. E nem tão curta assim que não possamos dosar um pouco as passadas como em uma prova de 5k, onde sempre empregamos tudo para terminar nossa prova.

E nós adotamos os 10k. Elas povoam as cidades brasileiras todos os domingos. É a distância preferida por todos nós. Correr 5 km já é um desafio para quem começa, mas a meta é sempre aumentar e conseguir fazer uma prova de 10 km. Depois desta barreira, parece que o tudo fica mais fácil, possível de acontecer para nós. E já vamos pensando em uma prova de 21k, ou na maratona, sem nunca abandonarmos os 10k.

Somente agora temos praticantes suficientes para que os organizadores pensem em fazer uma meia ou maratona. Quando comecei a correr, em 2006, não existia nenhuma prova de mais de 10k em Brasília, onde moro. Este ano temos confirmadas 3 meias maratonas. Maratona só uma. Enquanto isso, os 10k acontecem a cada final de semana, e muitas vezes mais de uma no mesmo dia.

E o número de participantes aumenta a cada ano. Neste último final de semana por exemplo, na prova do Circuito das Estações Adidas, etapa de outono, realizada em Brasília, me surpreendi com a quantidade de pessoas que correram os 10k. Normalmente, na virada dos 5k ficavam a maioria dos atletas. Nesta corrida, tinham muitos corredores encarando a difícil subida de 10 quilômetros. Mesmo com o grande calor do dia.

Não é à toa que os grandes fabricantes esportivos tem buscado cada vez mais associar sua marca a provas de 10k, onde estão a maioria dos corredores de rua do país. Adidas, Fila, Mizuno, Nike, Asics já têm suas próprias provas. 

Corridas de 10k. A grande paixão dos corredores brasileiros.

Boas passadas.

2 comentários:

Thiago disse...

Só acho ruim que tratem as corridas de 5 KM como "caminhada", como fossem para iniciantes.

Fui corredor de meio fundo em pista por muito tempo, e me adapto muito mais aos 5 K. Daí eu corro a Corrida do Coração esse domingo agora e os 6 KM são tratados como "andantes", algo assim.

Mas é legal que as corridas se multipliquem. E você tem razão: 10 K é muito brasileiro mesmo. Abraço.

Unknown disse...

E aí, corredor?!
Realmente, corrida é corrida e caminhada é caminhada. E 5k é uma prova complicada, onde você tem que correr o tempo todo num ritmo forte. Já corri várias de 5k e acho fantásticas também.

Abraço e Boas Passadas

Caique