terça-feira, 1 de março de 2011

EVITANDO PROBLEMAS TÍPICOS DE CORREDOR

E aí, corredor?!
 
A Revista O2, em seu site, publicou uma matéria interessante sobre os problemas que mais aflingem o corredor em uma prova ou treino, dando dicas para evitá-los ou conviver mais tranquilamente com eles.
 
Um dos problemas mais comuns, que acontece praticamente com todos os corredores iniciantes e a canelite, dor que acontece na canela justamente por que passamos a exercitar um músculo que antes não era tão intensamente utilizado. A dor pode ser previnida com um aquecimento e alongamento leve realizado antes da corrida.
 
Na Maratona do Rio aconteceu comigo durante uma prova minha primeira, e única até hoje, cãibra. Foi na panturrilha, região onde ela acontece com mais frequência em nós corredores. Na matéria, a recomendação é levantar a ponta do pé e manter a posição até que a dor melhore. Na minha prova, eu fiz uma massangem na panturrilha, de fora para o centro. A dor ficou menor e fui andando rápido até que senti que poderia voltar a correr o que fiz, por precaução, bem devagar, quase nim trote. Afinal faltavam apenas 6k para completar minha primeira maratona e não iria desistir. Consegui chegar depois de 4h11. FOi minha maior conquista pessoal nas corridas, é claro.
 
Outro problema comum entre os corredores, e que eu ainda não tive, são as unhas machucadas depois de uma prova. Segundo os especialistas, um dos principais motivos é o calçado. O tênis não pode ser nem apertado demais, por que faz pressão em cima da unha e ela fica roxa, perdendo seus nutirnete e caindo, nem folgado demais, pois o atrito amolece a unha e pode arrancá-la. Uma forma que alguns encontraram para evitar isso é o uso de dedais de silicone, encontrada em lojas de produtos ortopédicos.
 
Muitos amigos meus corredores reclamam constantemente de bolha nos pés. Para evitar, fuja de meias frouxas, tênis velho, pé muito úmido ou molhado, asfalto quente ou tênis folgado, que é o principal causador de bolhas. Alguns é difícil escapar, dependendo do tipo de prova, mas se puder evitar.
 
E aí, durante uma prova, aparece aquela dor de lado que incomoda e até pode nos fazer desistir de correr. Se for do lado esquerdo é dor no baço basta diminuir o ritmo e soltar todo o ar pela boca para aliviar o baço. Mas se for do lado direito, aí é dor de esforço (que popularmente tem outro nome que achei melhor não mencionar). Ela é mais intensa e um sinal de que o corpo náo está condicionado adequadamente para aquele esforço. Pode ser falta de aquecimento ou de preparação física e aí é necessário diminuir bastante o ritmo ou mesmo caminhar por alguns metros.
 
Boas passadas.
 

Nenhum comentário: