domingo, 29 de maio de 2011

CORRIDA DO PESSOAL DA CAIXA

E aí, corredor?!

Ontem fiz um post dedicado ao psicológico, tão presente em nossas corridas e um tremendo obstáculo que a gente tem que superar. E não é que hoje, na Corrida do Pessoal da Caixa, o meu psicológico e de outros 200 corredores foi posto à prova?!

Primeiro, vamos contextualizar você, caro leitor: a Corrida de Pessoal da Caixa é realizada conjuntamente pela Associação de Pessoal da Caixa Econômica Federal - APCEF e a Federação Nacional dos Economiários - FENAE. Para participar é necessário que o atleta seja funcionário ou da Caixa Econômica Federal, ou da APCEF, ou da FENAE ou Caixa Seguros. A premiação se restringe a medalhas para os 3 primeiros colocados de categorias definidas por faixa etária, contada com período de 10 anos.

São realizadas provas de 5 e 10 km em várias cidades do Brasil onde existe um clube da APCEF. Em Brasília, a prova contou com a participação de 200 seletos corredores. O percurso foi montado na L4 Norte, via que passa em frente ao clube. Basicamente plano, com duas elevações mais intensas e outra menor próxima ao ponto de chegada. Para quem optou por 5k, uma volta no percurso e os de 10k tinham que dobrar o mesmo.


Como se pode observar na imagem do circuito, a prova, que era para ser de 5 ou 10k, acabou sendo de quase 13 km. No meu caso, como o meu Garmin capturou o sinal do GPS quando já tinha corrido uns metrozinhos, acabou dando a distância total de 12,6 km. Mas a real foi 12,8k. Um erro terrível da organização.

Daí vem a questão do psicológico. Imagine você se preparar mentalmente para correr 5 km, ou 10 km. Daí você está lá, correndo sem parar e vendo o tempo de prova aumentar e nada do fim dela chegar. Quando chega, você percebe que foi muito maior do que o que você habitualmente faz e aí vem um certo desânimo.

Como tenho o meu companheiro Garmin, vi que a distância estava errada, mas nunca vi um erro tão grande. Depois da Maratona, quando corri quase 44k ao invés dos oficiais 42,195k por conta dos zigue zagues para fugir da multidão de corredores, esta foi a maior diferença que registrei na distância oficialmente divulgada, quase 3 km. É muita coisa e a tática de prova muda completamente. E quem fez 5k acabou fazendo 6,4k. Terrível.

A minha felicidade no final é que consegui chegar em terceiro lugar na minha faixa etária, fato sempre bem difícil de conseguir por que, entre os meus concorrentes, só estão 4 ou 5 corredores top's tanto da Equipe X como da Caixa. Para citar um exemplo, temos o professor Nirley, que fez 10k em 39min, Kennedy, também um "monstro" nas corridas e da Equipe X, Vilmar, corredor ícone da Caixa que já fez inúmeras maratonas, isto para citar alguns. E a faia etária, de 10 anos, pega atletas de 1960 a 1970, 10 anos. Por isso, meu orgulho de chegar entre os 3 primeiros. Detalhe: consegui por que Nirley resolveu fazer só os 5k (rss).

Minha prova foi de curtição. Como vi tantos feras correndo, relaxei com a história de chegar entre os primeiros e resolvi curtir o percurso, que raramente é utilizado me provas de Brasília. Saí bem atrás, tendo que passar por muitos corredores. A pista meio apertada não ajudava, mas segui em frente e já por volta dos 2 ou 3k só tinha a minha frente a galera top.

Não senti cansaço excessivo, apesar de já estarmos enfrentando um início de seca na cidade e do calor. Corri bem o tempo todo e, mesmo sendo 12,8k, pude ditar o meu ritmo, conseguindo não ser influenciado pelo psicológico, apesar de perceber que estava correndo uma distância maior que a que planejava.

No final, segui com o meu amigo Paulo e chegamos juntos, completando os mais de 10 k em  1h03, no meu caso. Ele também foi premiado em 1º lugar na sua faixa etária e ficou bastante feliz.

Um outro erro da organização foi não ter distribuído medalhas de participação para os atletas. Afinal, quem completou merece e eram só 200 corredores. Todos mereciam. E muito!

No mais, bastante água em todo o trajeto, boa sinalização e uma camiseta interessante.

Enfim, mesmo com o erro, foi uma boa corrida. Eu curti bastante.

E que venha a Volta do Lago!

Boas passadas.

4 comentários:

Marina Fernandes disse...

A cada dia gosto mais de seus textos !! Estou viciada !! hehehe
Imagina se eu corresse...rsrs

Caique disse...

Marininha
Que bom que vc tá gostando! Estes elogios são um incentivo e tanto, vc sabe.
BJ

Mariana disse...

Adorei o seu texto!! Estou começando a correr agora, qdo terminei a Corrida da Caixa e vi o meu tempo fiquei super arrasada!!!! Ufa, q bom q a kilometragem estava errada, agora estou ate mais animada, vou continuar treinando para a proxima corrida.

Caique disse...

Isso aí, Mariana.
Como dizem alguns amigos meus: correr e coçar, é só começar. Prepare-se para ficar viciada.