sábado, 7 de maio de 2011

NO PARQUE NACIONAL - "ÁGUA MINERAL"

E aí, corredor?!

Depois do excelente desafio de correr o Morro do Sertão na Volta da Ilha de Florianópolis a vida volta ao normal e Brasília é a "minha praia", onde treino e e faço as minhas Corridas sem Compromisso.

Aliás, depois de um tempo bom, hoje voltei a fazer mais uma delas. Corri pelo Parque Nacional, chamado carinhosamente de Água Mineral pelos moradores de Brasília.

O Parque é uma reserva natural que tem 30 mil ha. foi inaugurado e, 29 de novembro de 1961. Tem como principal atração duas piscinas de água natural, formadas a partir de poços d'água surgidos às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia feita antes da criação de Brasília. Além das piscinas, duas trilhas fazem parte do Parque: a da Capivara e a do Cristal d'Água.

Minha corrida passou por esta última, a trilha Cristal d'Água. Apenas a trilha tem pouco mais de 5k de extensão. O percurso total que corri teve distância total de 8,8k. 

Comecei a correr a partir da entrada da chamada Piscina Velha de Água Mineral. Entrei pela área da piscina, onde tinham alguns banhistas, e peguei a grande subida do percurso, passando pelo Centro de Visitantes e indo até quase o início da trilha do Crista d'Água. A trilha é feita de terrenos planos e algumas subidas boas. Tem boa sinalização, com placas indicativas e a pista de terra é a mesma por onde passos os carros da administração do local.

Feita a trilha, voltamos para o Centro de Visitantes e, em uma pequena descida, seguimos em uma estrada calçada e plana em direção até a Administração do Parque. Quando chegamos lá peguei o asfalto, e fiquei nele até o final, onde voltava para a entrada da Piscina Velha.

Depois, caí na piscina, que estava com a temperatura agradável e relaxei. Isso valeu tanto quanto a corrida.

Bom, corri gripado, o que não facilitou  minha corrida. Foi difícil buscar o ar, que já é difícil aqui em Brasília por conta da altitude, ainda mais com o nariz congestionado. Por isso, fiz um ritmo compassado e moderado. 

Duas dicas sobre o local: aos domingos, o parque fica lotado de banhistas. Daí, correr só pelas trilhas e no asfalto. E, outra coisa: corri sozinho, mas não aconselho. A trilha do Crista d'Água é bem isolada e quase não tem ninguém. Já teve épocas que a administração preferiu fechar por conta de assaltos. Encontrei hoje só uma amigo corredor. Aliás, no percurso inteiro só dois colegas corredores, sendo que o outro já foi no asfalto. Por isso, não recomendo, principalmente para as mulheres.

No mais, juntar e turma e curtir este local excelente para correr. Vale à pena correr na natureza, em um local preservado, e depois relaxar nas piscinas do Parque.

Veja aí o desenho do circuito, feito pelo Garmin.


Boas passadas.

Um comentário:

Danilo Confessor disse...

Olá Caique,
Achei esse seu post quando estava pesquisando sobre as Trilhas do Parque Nacional de Brasília.
Ontem fui com dois colegas fazer uma caminhada em ritmo forte por lá.

Aproveitei e fiz também um post contando como foi a experiência (fiz uma referência ao seu post):

http://www.confissoesdeumconfessor.com/2012/04/trilha-na-agua-mineral.html

Abçs