domingo, 26 de junho de 2011

CORRIDA NOTURNA DA CAIXA - 5K EM 23MIN

E aí, corredor?!


Ontem corri 5k na Corrida Noturna da Caixa. Apesar de estar inscrito para os 10k, como estava muito gripado e com as vias nasais completamente congestionadas resolvi não arriscar, e corri a distância menor. Nem fiquei para a festa na barraca da Equipe X por que não queria facilitar para o sereno. O corpo quente só piora a situação.

Assim, corri mesmo 5k. E foi um 5k diferente. Primeiro por que foi a segunda vez que estava correndo uma prova oficial no Parque da Cidade, palco de treinamentos. Só corri em 2007 a 10k do Pão de Açúcar. 

A prova da Caixa foi bem organizado. Uma camiseta bonita, um kit de reposição bem completo, um kit do atleta bem recheado também e um percurso bem sinalizado, mesmo na escuridão do Parque da Cidade. Os organizadores tentaram ainda organizar a largada por pace, informado anteriormente por cada atleta, colocando no kit uma pulseira onde a cor identificava onde deveríamos largar, mas não funcionou muito bem por que na área da largada não tinha nenhuma indicação de onde deveríamos ficar.

Ainda, uma novidade interessante foi o chip descartável. Um objeto parecido com uma fita plástica com a nossa identificação que depois poderíamos jogar fora, sem custo e sem a necessidade de devolver. E o melhor, como nas outras provas da Caixa, distribuído antecipadamente, junto com o kit.

No percurso de 10k, pelo que vi no desenho, eu iria correr todo a extensão do Parque, na pista destinada aos carros. No de 5k, pegamos uma pequena parte dentro do estacionamento e da pista interna de corrida, mas a maior parte foi também na pista dos carros. 

Para variar, não consegui me posicionar bem na largada e tive que sair no meio do pelotão. Pior para mim, por que, como estávamos limitados a duas faixas da via, até que chegasse ao desvio do 5k encarei uma galera mais lenta na minha frente e tive que ficar desviando e dando tirinhos. Assim, minha primeira parte de prova não foi muito produtiva.

Mas, não sei o que aconteceu que fiquei com vontade de correr e tentar fazer um bom tempo. Estava bem, apesar do nariz congestionado. Coloquei até o pequeno adesivo nele para ver se ajudava na respiração, que veio no kit. Enfim, corri forte o tempo todo, com pace abaixo dos 5min/km e fechei o 5k com um recorde pessoal: 23min13s, pace de 4,38min/km.

E o melhor é que cheguei bem, inteiro, sem sentir tanto o cansaço. Apenas o incomodo da gripe, que me fazia tossir um pouco, e a pequena dificuldade de respirar. No mais, rapidamente estava inteiro. Para mim, uma ótima prova.

No final, peguei a medalha, o único ponto negativo de toda a organização. A mais sem graça do ano até aqui. O símbolo da corrida é tão bonito e eles fizeram uma medalha sem cor, apenas desenhado no chumbo. Não achei bonita não.

Agora, só a Corrida do Fogo, no próximo domingo, que já marquei de correr junto com os amigos. Só não sei se vou na pipoca ou pagando. Ainda estou pensando se desembolso os R$ 50,00 da inscrição.

Boas passadas.

Nenhum comentário: