quinta-feira, 23 de junho de 2011

MARATONA DO RIO - DICAS

E aí, corredor?!

Um dos meus desafios deste ano será, sem dúvida nenhuma, correr os 21k da Maratona Internacional do Rio de Janeiro, em julho. Ano passado fiz esta mesma prova, mas os 42k da Maratona, e completei realizado em 4h11. Este ano, com a decisão de não fazer maratonas até julho, resolvi encarar os 21k e, pelo 4º ano seguido, correr nas ruas da bela cidade carioca.

A minha primeira prova no Rio foi um 10k, antes do natal, no Aterro do Flamengo. Depois disso, encarei duas Meias Maratonas Internacionais, em agosto, e a Maratona, em julho. 

Ano passado corri a Maratona, no mês de julho, e a meia, em agosto, e pude comparar os dois desafios, que basicamente utilizam o mesmo percurso. A diferença é que na prova de julho a largada é na Barra da  Tijuca e existem duas subidas, a do Elevado do Joá, logo no início, e a da Av. Niemayer, no final de São Conrado.

Na Meia de Agosto, a largada já é em São Conrado, ou seja, encaramos apenas a subida a Av. Niemayer. Mas na chegada passamos pelo pórtico e corremos cerca de 3,5k subindo e 3k descendo para aí sim terminar a prova, uma tremenda barreira psicológica para os corredores. Já na de julho, assim que avistamos o Aterro do Flamengo cruzamos a linha de chegada, sem correr mais nada. É direto.

Como vou correr a de julho este ano e, depois de dois anos seguidos, não vou na de agosto, trouxe um vídeo feito pelos organizadores da corrida onde um preparador físico da dicas para realização da prova. Ela fala mais especificamente da Maratona, mas nada que não possa ser também aplicado, com as suas devidas proporções, para nós, que vamos fazer os 21k.

Confira:


Até o Rio então e boas passadas.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá, você tem alguma sugestão de hotel para hospedagem em Copacabana para quem irá fazer a prova?