sexta-feira, 1 de julho de 2011

CORRIDA DO FOGO! A MAIS TRADICIONAL CORRIDA NOTURNA DE BRASÍLIA

E aí, corredor?!

A Corrida do Fogo foi a primeira corrida noturna a acontecer em Brasília. Isso numa época em que a corrida de rua não tinha esta popularidade toda. O Corpo de Bombeiros apostou no esporte e este ano traz a 21ª edição do evento, que conquista a cada mais e mais admiradores.

A corrida na verdade faz parte de uma série de eventos conjuntos: show de paraquedismo, exposições, palestras. E o evento atrai não só corredores como familiares ao local, mesmo sendo realizada na noite de domingo.

Este ano ela começa mais uma vez na altura do Museu da República, indo em direção ao Eixo Rodoviário Sul, o nosso Eixão. Os corredores vão até a altura das quadras 06 sul, de onde retornam, passando pelo Buraco do Tatu, que divide os Eixos Norte e Sul da cidade e vão, no Eixão norte, até a altura das quadras 03.

Aí é hora do retorno para o local da largada. Na chegada, além de tochas acessas para saudar os atletas, muita torcida e incentivo. É muito interessante, e uma das chegadas mais emblemáticas das corridas de rua de Brasília.

Fiz a prova ano passado. O Percurso é super tranquilo, e não foi à toa que nela baixei drasticamente meu tempo nos 10k de 47min para 46min. Parece pouco, mais um minuto, para quem corre, é chão, meus amigos. 

Começamos com uma subida quase imperceptível para depois pegar uma descida até a 06 sul e, na volta, uma subida tranquila, descendo o Buraco Tatu. Dentro dele, pista plana e no final, entrando na asa norte, subida forte, para depois descer até a 03 norte. Volta subindo, pouco, e depois da rodoviária até a chegada praticamente só plano. 

Ou seja, é uma prova excelente para baixar tempo. Além do percurso ser bom, tem o fato de corrermos à noite, muito menos desgastante. Para quem tem este objetivo e mesmo para quem não tem, uma ótima oportunidade de melhorar suas marcas.

Eu, este ano, infelizmente não poderei ir. Depois de uma maratona de provas, que começaram no dia 29 de maio e só foram terminar no dia 25 passado, resolvi dar um tempo para não estressar muito a musculatura. Afinal, tenho neste mês de julho os 21k da Maratona do Rio de Janeiro no dia 17, uma das provas do ano para mim. Aí, é melhor maneirar.

Aos que vão, tenham certeza que terão uma excelente prova, correndo na mais tradicional corrida noturna do DF.

Boas passadas.

Nenhum comentário: