segunda-feira, 4 de julho de 2011

MARATONA NO GELO

E aí, corredor?!

A gente achando que o clima deste inverno está bem mais frio que nos últimos anos e de repente aparece na Rede Globo uma reportagem do Repórter Clayton Conservani com ele correndo a gelada Maratona no Gelo, que acontece Antártica.

A Maratona no Gelo deste ano teve a participação de 16 países representados por 16 atletas. Conservani correu, junto com o Bernardo Fonseca, a Maratona de 42 km, primeira prova do evento. Depois, Bernardo ainda encarou a prova de 100 km no dia seguinte. 

A Maratona foi realizada a -15º, temperatura que traz preocupações extras aos atletas que, entre outras dificuldades, tem a real possibilidade de congelamento dos tecidos, comum principalmente nas extremidades do corpo como orelhas, nariz e dedos dos pés e das mãos, o chamado frostbite.

O repórter Clayton Conservani e Bernardo Fonseca estavam preparados, e mostraram isso nos 42k, quando o primeiro tirou o 8º lugar entre 40 atletas. Bernardo ficou em primeiro, tanto na Maratona quanto no desafio seguinte, realizado quase 24h depois, dos 100k, que contou com a participação de apenas 6 atletas. E não foi só isso: é agora dono do novo recorde em ambas distâncias. Na prova de 100k terminou em 12h41min, e na de 42k, 4h20min.

As dificuldades da prova foram mostradas na matéria. Os corredores tinham vários motivos para enfrentar o desafio: um francês quase ficou cego, por ter tido problemas com o óculos. Mas correu pela memória do amigo, que morreu por conta de um câncer. Outro correu pelo filho, que morreu de overdose. E foi assim, cada um com seu motivo, com a sua determinação, com a sua maneira de encarar a impossível prova.

Confira parte da reportagem, a que trata do desafio dos 100k, e veja a dificuldade da prova. Os sentimentos se confundem: loucura, emoção, realização. Para gente que corre ou para aqueles que sabem o que é enfrentar um desafio esportivo, superando seus limites, por menor que seja, é fácil entender o sentimento que move cada atleta. Confira:

Boas passadas.

Nenhum comentário: