domingo, 24 de julho de 2011

Corrida Sem Compromisso - Treino Equipe X

E aí, corredor?!

Depois de tanto tempo, voltei a correr uma Corrida Sem Compromisso. Melhor dizendo, denominei assim o treino que Nirley, nosso treinador e amigo da Equipe X, fez conosco ontem, sábado, 23 de julho.

Apesar deste final de semana ser de corrida em Brasília, aliás a única Maratona que acontece na cidade, a Run Day, eu resolvi descansar. Semana sem academia e só com os treinos de corrida da Equipe. Tudo como uma espécie de prêmio pessoal pela excelente corrida do final de semana passado, correr a Meia Maratona que estava embutida no evento maior, a Maratona Internacional do Rio de Janeiro.

E surgir este treino especial da Equipe X, que ocorreu na L4 norte, uma larga avenida que tem como atrativo especial margear o Lago Paranoá, nosso cartão postal e nossa fonte de umidade neste intenso período de seca que acontece em Brasília. E o treino acabou sendo especial mesmo por que, apesar das mais 150 que treinam na Equipe X, apenas 5 amigos apareceram: Eu, Cláudio, Ivan, Adaura e Liliana, a Lili, uma novata que na verdade é quase uma sócia fundadora, já que fez parte do início da história da Equipe, em 2006, mas por conta de compromissos particulares teve que abandonar os treinos e só voltar agora, em 2011.

Enfim, como a quantidade de pessoas era pouca, o treino foi realmente especial. A proposta de Nirley era corrermos 12 km na L4 Norte, saindo de um ponto bem em frente ao Clube do Pessoal da Caixa Econômica Federal. Um percurso complicado, por que o fluxo de veículos é intenso e eles andam acelerados e nós não temos um local muito seguro para correr, como um acostamento. Além de dividir o espaço com os automóveis, ainda tinham nossos colegas ciclistas, que usam este espaço para seus treinos. 

Mas deu tudo certo. Corremos eu, Cláudio, Adaura e Ivan juntos enquanto Nirley ajudava Lili, que por não estar tão bem condicionada ainda pois está voltando agora, ficou mais para trás e fez um treino diferenciado, correndo menos do que nós.

Começamos todos juntos, andando e dando tiros curtos orientados por Nirley para esquentar o corpo na fria manhã de sábado. Depois de uns 1k assim, o professor nos soltou e lá fomos nós correr moderado, como proposto.

Foi um trote bem moderado. A média foi de 5:39min/km, bem alto para quem anda correndo abaixo de 4:50min/km nos treinos. E por isso foi excelente. Corremos em 1h04min, mas foi tão tranquilo que nem percebemos quando acabou e paramos por causa do horário.

Mas o melhor ficou reservado para o final. Como tinha pouca gente, Nirley resolveu fazer um alongamento personalizado em cada um dos cinco. E como foi bom. O cara esticou todo mundo. Na hora de alongar, muita dor, mostrando que estamos precisando dedicar mais tempo aos alongamentos. Mas depois, pequenas dores que existiam sumiram. Sofri mas depois percebi quão importante é um bom alongamento.

Bom. Cada vez mais percebo que correr este é o meu esporte mesmo.

E aqui nosso percurso:
Boas passadas.

Nenhum comentário: