terça-feira, 12 de julho de 2011

RIO - CORRENDO 21K DA MARATONA INTERNACIONAL

E aí, Corredor?!

Neste final de semana, dia 17, acontece mais uma edição da Maratona Internacional do Rio de Janeiro. A prova este ano tem um atrativo a mais, além da beleza do circuito e da simpatia do carioca. Recorde de participantes da Maratona e previsão de ser a que mais de 3 mil corredores concluam os 42k, o maior quantitativo em provas desta distância no Brasil.

E eu, pelo terceiro ano seguido, estou indo para correr no Rio de Janeiro. Desde de 2008 que arrumo uma prova para correr na capital carioca. Com seu visual aprazível, cheio de montanhas e mar, o Rio é extremamente convidativo e o povo carioca é muito hospitaleiro. E, conquistado como fui pela cidade bem antes até de pensar em entrar neste “mundo” das corridas, fiz minha primeira prova lá e não consigo mais deixar de, pelo menos uma vez, correr na cidade.


Em 2008, quando fui passar um ano novo, corri a prova 10k Rio, através de uma inscrição que me foi presenteada pela minha mais que amiga carioca. Esta, totalmente realizada no Aterro do Flamengo, principal palco de corridas carioca. E ali já percebi que teria que correr outras provas na cidade. 

Aí, no ano seguinte, quando o sonho de correr uma Meia Maratona passou a fazer parte do meu imaginário de corredor, onde planejei correr: Rio de Janeiro, é claro. E resolvi fazer a Meia Maratona Internacional da cidade, que naquele foi realizada em setembro.

Um dos motivos desta decisão foi a possibilidade de correr pelos bairros mais charmosos e conhecidos do Rio - Copacabana, Ipanema, Botafogo, entre outros - e ser presenteado com a beleza da orla da cidade. Não me arrependi. Apesar de ter sido uma prova mais complicada do que eu esperava, cheguei bem, inteiro e extasiado com tanta beleza.

Em 2010 o desafio ficou maior. Corri no Rio minha primeira, e até aqui única, Maratona. Participei da Maratona Internacional em julho correndo os mais de 42k. Nesta prova fiz toda a orla carioca, já que, além dos bairros da Meia Internacional - São Conrado, Leblon, Ipanema, Copacabana, Botafogo, Flamengo - a prova começava no Recreio e passava pela Barra da Tijuca. Foi uma corrida de superação, é claro. Mesmo com problemas na paturrilha terminei a prova e comemorei minha vitória. Esta é para mim até hoje a minha mais mágica corrida, é claro. E guardo a medalha em um local bem especial da minha casa.

No mês seguinte resolvi voltar a cidade maravilhosa para correr pelo segundo ano consecutivo a Meia Internacional. Nem estava planejando, mais um revés na minha vida me fez tomar a decisão. E lá fui eu, desta vez para curtir mais ainda os 21k da prova já que conhecia todas as nuances do percurso. 

E não é que apareceu a oportunidade de correr este ano novamente no Rio. Vou fazer minha  terceira prova de 21k na cidade, mas desta vez a Meia que está inserida no evento da Maratona Internacional. Como no ano passado, além da prova principal, os 42k, os organizadores, para contemplar mais corredores, fazem também uma meia maratona e uma prova de 6k, a Family Run. Assim, todos que quiserem correr podem fazer isso e se contagiar com as maravilhas do Rio dando suas passadas.

Apesar de ser a terceira Meia Maratona que faço, esta tem um sabor diferente justamente por ser, de certa forma, outro percurso: largada na Barra da Tijuca saindo em direção ao Aterro do Flamengo. Em relação a Maratona, só não vou curtir o Recreio. O resto está na prova, inclusive as subidas do Elevado do Joá e da Av. Niemayer.

O que importa é que estarei lá, curtindo a brisa fria deste mês de julho, já que a previsão é de  frio, mas sol com algumas nuvens para o domingo. A prova começa cedo, às 7h da manhã. Vai ser necessário um aquecimento pequeno antes para depois enfrentar as pistas. A Meia Maratona, nem preciso dizer, foi a que primeiro teve as inscrições esgotadas e portanto também terá quantidade recorde de participantes.

Vamos lá, "passear" pela mágica orla carioca!

Boas passadas. 

Nenhum comentário: