domingo, 22 de janeiro de 2012

CORRIDA DO MARMELO - EU FUI !

E aí, Corredor?!

É marmelada ! É marmelada!

Não! Não foi marmelada. Corri com cerca de 800 corredores e, siceramente, acredito que pelo menos 80% deles era corredores de elite de Brasília. Feras do esporte da cidade que eu já vi subir nos podiuns de corridas da cidade mais de uma vez. E eu estava lá, correndo com essa turma tão especial do esporte. E, confesso: me senti mais corredor hoje (rss).

A Corrida do Marmelo acontece na Cidade Ocidental que, como já mencionei, é uma cidade goiana que fica há apenas 40 e  poucos km de Brasília. Já tem até uma certa tradição na região e, principalmente por causa do prêmio em dinheiro, atrai muitos corredores de alto nível. Aliás, diria que quem vai à Corrida do Marmelo, pelo que vi, é gente que corre MUITO. E lá estava eu, uma espécie de intruso este meio da elite.

O engraçado da história é que não dava nada pela corrida. Desorganizada para os padrões atuais, paguei a inscrição e não sabia direito o percurso, onde começava, como era a entrega do kit e sequer como era o próprio kit. Mas, empolgado e motivado pela "pilha" dos amigos corredores, acordei no domingo (22/01), às 6h da manhã, para ir rumo à Cidade Ocidental dar minhas passadas e até conhecer a cidade.

Marcada inicialmente para as 9h, a organização atrasou o início da prova, que acabou começando às 9h30. Pouco para alguns mas muita diferença para nós corredores que corremos sob um sol forte de verão, que deu pela primeira vez a sua cara de maneira intermitente.
Em pé, da equerda para a direita, Nati, Margareth, Diva, Ivan
Nilson e Aline. Agachados: Gislene e Caique
E lá fomos nós, correndo entre os 800 colegas. Era gente forte, que já subiu em podiuns mais de uma vez em corridas de Brasília. Mas estávamos lá: eu, Aline, Ivan, Nati, Gislene, Nilson, Diva e a surpresa, a amiga Margaret para corrermos os 10k desta inusitada prova.

Claro, inusitada para nós que encarávamos pela primeira vez o percurso. E todos nos 10k. Foi diferente, interessante, novo para nós. A prova, me parece, passa por vários bairros da cidade, começando pelo centro. E termina no distrito de Mesquita, onde a cultura do plantio do Marmelo é mais forte.

Os primeiros quilômetros, ou ,melhor, os prmeiros 5 km são de intensa subida. É um tal de sobe, sobe, sobe e sobe. Parecia não acabar mais. Mas depois do cemitério tudo começava a mudar. O terreno ficou plano e depois foi uma deliciosa descida até o final. Assim, depois dos difíceis 5k de subida iniciais, 3k e descida, intercalado com terrenos planos e outras pequenas subidas.

Mas para nós era tudo novidade. Correr numa cidade diferente, numa cidade que não conhecíamos, com um percurso completamente novo para nós foi uma experiêcia interessante. Apesar da organização amadora. Não tínhamos proteção para correr na pista, em uma avenida em que existia um certo tráfego de veículos. Mas todos respeitaram os atletas e passavam sem maiores atribulações. Porém, parecia mesmo uma corrida de aventura.

Corremos forte. Seguimos juntos,  eu e Ivan, pelos 10k. Fechamos o trajeto em 48min. Um bom tempo, se levarmos em conta que estamos retornando aos treinos e estamos ainda nos condicionado adequadamente. Mas já fizemos melhor. Só que começar uma prova de 10k com subida intensa, sem saber o que vai rolar pela frente é complicado Por isso decidimos não fazer "travessuras" em nosso trajeto.

E terminamos bem, com fôlego para mais 10k. Corremos forte, com média abaixo dos 5min/km de ritmo, chegando inteiros. E isso foi bom. Ainda mais por que corremos com as feras do esporte em Brasília. E foi nossa primeira corrida oficial. Para mim, foi ótimo.

No final, a Corrida do Marmelo se mostrou surpreendente. Foi interessante e diferente correr dentro da cidade, olhando a sua paisagem quase rural no percurso. E correndo ao lado dos melhores nomes de Brasília no esporte. Foi realmente um orgulho. E para tudo terminar com uma linda medalha, um lindo troféu e, para o primeiro colocado, além do prêmio de R$ 800,00, uma marmelada, tradicional produto da cidade.

Terminamos com a sensação de que queremos mais corridas assim, passeando pelo entorno de Brasília conhecendo as cidades e correndo nos percursos delas. A Cidade Ocidental foi a primeira e outras virão. E a Corrida do Marmelo foi a primeira corrida oficial de 2012. Uma corrida inspiradora, complicada e empolgante.

E que venham mais!

Boas passadas.

3 comentários:

Anônimo disse...

falou tudo cara!!

Caique Responde disse...

Valeu, Corredor?!

Boas passadas!

Garcia disse...

belo artigo, te esperamos novamente neste domingo 23/03 para a nona edição. www.ocidentalnews.com