quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

TÊNIS MINIMALISTA - UMA NOVA MODA DAS CORRIDAS?

Vibram FiveFingers
E aí, Corredor?!

Esta aí um dos assuntos mais polêmicos atualmente quando nos referimos à corrida de rua: a cada vez maior popularidade dos chamados tênis minimalistas, ou seja, aqueles calçados esportivos que têm um mínimo de amortecimento no solado. Será que eles são mais benéficos contra lesões do que os que tem esta característica? A polêmica esta no ar, e parece que não terá solução tão cedo.

Experimentei um tênis minimalista em 2009, quando usei um para minhas provas de 5 e 10 km. A idéia era que, por serem mais leves, eles melhorariam a performance durante a prova, o que eu comprovei. Bati alguns recordes pessoais com o pequeno notável. Mas logo tive que aposentá-lo, já que o pequeno amortecimento resistiu apenas por um ano.

Mas naquela época não existia esta polêmica. Ela surgiu, na verdade, ano passado, após o lançamento do livro "Nascido para Correr", de Christopher McDougall. Os capítulos polêmicos do livro concluem que os tênis de corrida contribuíram pouco para prevenir lesões. E depois veio a popularização dos tênis minimalistas, mais acentuada ainda com o surgimento dos Vibram FiveFingers, espécie de luva para os pés, com um solado de borracha. 

Consultando meu treinador, ele, que usa o FiveFingers em alguns momentos, recomenda o mesmo mais para trilhas ou corridas na areia da praia, por exemplo. No asfalto, apenas para quem já tem o hábito de correr há bastante tempo e que possui um mecânica quase perfeita de corrida. O calçado acaba ajudando a gente a corrigir nossa pisada, segundo ele. Só que, para quem tem algum tipo de lesão, seria meio que loucura usar.

Bom, a Runners World, em seu site, publicou uma matéria interessante sobre o assunto, boa para que possamos tirar nossas conclusões. Li, e continuarei como meus tênis com amortecimento por enquanto. Mas acho interessante fazer um teste com um minimalista novamente, em trilha ou praia. Já até comprei um, da New Balance, mas ainda não experimentei correr com ele.

Vejam a matéria na íntegra no site da Runners. Clique aqui.


Boas passadas e valeu pela dica, Aline!

Um comentário:

Carla disse...

Apaixonei-me pelo livro "Nascido para correr" mas ainda não comprei um vibran ou um tênis minimalista,. Comecei a correr em 2012 (mês que vem completo um ano de corrida) e nesse pouco tempo comprei 3 tênis: Um mizuno prorunner 13 (pra começar), um kayano e seu super amortecimento e um noosa... vario os três e estou sem coragem de gastar mais por enquanto, mas meu marido tem corrido mesmo no asfalto com um vibram e tem gostado. Segundo ele, a passada vai se corrigindo automaticamente pela falta de amortecimento...