domingo, 15 de junho de 2014

JOGADOR DE FUTEBOL, UM CORREDOR NATO

E aí, Corredor?!

Quanto um jogador de futebol corre em uma partida?

Nessa época de Copa do Mundo de Futebol no Brasil, nada melhor falar do que a distância que um jogador percorre, em média, em uma partida de futebol. 

O tempo todo dando "tiros", correndo em velocidade e parando de repente, além das longas corridas para chegar naquelas bolas passadas em longa distância, o jogador de futebol precisa ter a corrida no seu treinamento normal, por que, além de dribles e gola, ele corre bastante.

Hoje em dia, em diversas partidas televisionadas, as emissoras, nas estatísticas mostradas de cada jogador, ilustram onde e quanto ele corre por partida. 

Segundo estas estatísticas, um atleta profissional corre entre 9 e 11 Km durante os 90 minutos de uma partida de futebol. Esses números, publicados em estudos científicos, batem com as distâncias percorridas pelos jogadores dos grandes clubes europeus, que, nas partidas da Liga dos Campeões, têm a quilometragem medida em tempo real. 

No Brasil, a média é um pouco menor, de 7 a 10 Km. Isso é explicado por conta das temperaturas diferentes entre os países europeus e o Brasil, já que lá elas são muito mais baixas. Sem falar no estilo de jogo, bem diferente entre cada um.

Esta característica é específica do futebol atual, onde a força física é mais importante, por muitas vezes, que o talento e, por isso, times até certo pontos medíocres conseguem vencer de grandes equipes. Até os anos 1980, por exemplo, essa média era de 4 a 7 Km, quando o passe e o talento era mais utilizado pelos jogadores. 

Em geral, os meias são mesmo os maiores corredores. Laterais e alas são os que mais correm com a bola nos pés e atacantes correm as menores distâncias, mas chegam a dar 50 piques de até 15 metros em altíssima velocidade.

Mas o mais curioso é que em muitas partidas quem mais corre é o árbitro: no campeonato italiano, a movimentação deles foi medida e se chegou a até 14 quilômetros em uma partida.

Para entender mais: os esportes coletivos, justamente por serem coletivos, não exigem esforços contínuos, pois há outras pessoas no time que poderão se movimentar ao invés do jogador que acabou de correr. A propósito, na maioria dos esportes coletivos o principal não é manter um esforço contínuo, mas, sim, fazer um máximo esforço em determinados momentos, que são decisivos (como um contra-ataque em velocidade, por exemplo). Por isso dizemos que são esportes predominantemente aeróbios, mas em que o desempenho é definido em situações anaeróbias. Ou seja, é importante que haja um bom condicionamento físico para aguentar o jogo, mas o reultado depende de movimentos realizados com força e potência, como sprints, saltos ou disputas de força.

Boas passadas e "Vai pra cima deles, Brasil!".


Nenhum comentário: